O que caracteriza uma planta Alógama quais mecanismos favorecem a Alogamia?
Índice
- O que caracteriza uma planta Alógama quais mecanismos favorecem a Alogamia?
- Quais são os mecanismos que favorecem a Autogamia?
- Quais são as características das plantas autógamas e alógamas?
- Quais as consequências da Alogamia?
- O que é Alogamia e autogamia?
- O que caracteriza a estrutura genética de uma planta Alogama?
- São características de plantas Alógamas?
O que caracteriza uma planta Alógama quais mecanismos favorecem a Alogamia?
Plantas alógamas são plantas que utilizam da fecundação cruzada para se reproduzirem. ... Algumas plantas monóicas (as que possuem ambas as estruturas, masculinas e femininas na mesma planta) apresentam fatores associados com a presença de inflorescências macho e fêmeas separadas na mesma planta, o que favorece a alogamia.
Quais são os mecanismos que favorecem a Autogamia?
O principal mecanisco reprodutivo que garante a autofecundação é a cleistogamia. As variações na taxa de autofecundação e fecundação cruzada de cada espécie faz com que haja variações nessa classificação.
Quais são as características das plantas autógamas e alógamas?
As populações alógamas transmitem seus alelos às gerações seguintes, enquanto que as populações autógamas transferem seus genótipos integralmente fixando-os em gerações avançadas de autofecundações naturais sucessivas.
Quais as consequências da Alogamia?
Conseqüências da alogamia: Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); 2. Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.
O que é Alogamia e autogamia?
Alogamia significa uma reprodução em que inclui-se dois gametas advindos de seres com sexo opostos, como por exemplo a reprodução humana, que para gerar um novo ser é necessário que haja a junção do espermatozóide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino). O oposto da alogamia é autogamia.
O que caracteriza a estrutura genética de uma planta Alogama?
Nas alógamas, as plantas não transmitem seus genótipos para a geração seguinte como ocorre em espécies autógamas, mas sim os seus alelos. Portanto, a cada geração surgirão novos indivíduos que apresentarão constituição alélicas diferentes dos seus pais.
São características de plantas Alógamas?
Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.