Como funciona a fobia?
Índice
- Como funciona a fobia?
- Quais as consequências da fobia?
- O que define o medo para se tornar um sentimento irracional e se tornar uma fobia?
- Qual a diferença de trauma fobia e medo?
- Como tratar fobia de animal?
- Quais são as fobias?
- Qual o tratamento para a fobia?
- Qual a origem da palavra fobia social?
- Por que a fobia é uma doença?
Como funciona a fobia?
A fobia é um medo descontrolado, meio irracional e que surge mediante situações, objetos, pessoas ou lugares que nem sempre representam perigo iminente. Pessoas fóbicas, quando se sentem inseguras — frente ao motivo de seus medos —, podem entrar em crise de pânico provocada pela ansiedade excessiva.
Quais as consequências da fobia?
As principais consequências das fobias são o prejuízo no convívio social e familiar e a perda da qualidade de vida. Muitas vezes, o paciente fóbico reconhece que seu medo é infundado. Isso pode gerar constrangimento e consequente afastamento das situações que lhe causam o pavor.
O que define o medo para se tornar um sentimento irracional e se tornar uma fobia?
As fobias podem ser definidas como um medo exagerado, desproporcional e irracional a respeito de uma determinada situação ou objeto. Esse medo é desproporcional ao real perigo da situação que o indivíduo vive.
Qual a diferença de trauma fobia e medo?
Qual a diferença entre trauma, fobia e medo? Embora pareçam ser a mesma coisa, os traumas, medos e fobias não iguais. Cada um deles desperta no indivíduo sensações diferentes e também provoca reações diferentes que interferem nas tomadas de decisão, comportamento e postura do indivíduo frente a uma situação.
Como tratar fobia de animal?
A dessensibilização gradual e terapia de exposição é um dos métodos que são bastante utilizados durante o tratamento. Dessa maneira, o paciente é exposto às fotos do animais e o paciente, com o tempo, aprende a lidar com a extrema ansiedade.
Quais são as fobias?
- As fobias geralmente causam o aparecimento súbito de medo e estão presentes por mais de seis meses. A pessoa afetada exerce grandes esforços para evitar a situação ou o objeto, geralmente a um grau superior em relação ao perigo real do próprio objeto ou situação.
Qual o tratamento para a fobia?
- O tratamento para a fobia tem como objetivo reduzir a ansiedade e o medo provocados por motivo ilógico, irracional e exagerado, ajudando no gerenciamento das reações físicas e psicológicas decorrentes deste medo.
Qual a origem da palavra fobia social?
- A palavra fobia se originou a partir do grego phóbos, que significa "medo" ou "terror". A fobia social é um transtorno comportamental caracterizado pelo intenso medo e ansiedade de manter contato ou de estar inserido em um grupo social desconhecido.
Por que a fobia é uma doença?
- Fobia nem sempre é uma doença em si. Pode ser um sintoma de outra causa subjacente – geralmente um transtorno mental. De qualquer forma, o medo sentido por pessoas que têm fobia é completamente diferente da ansiedade que é natural dos seres humanos.