Quais são as características da radiação eletromagnética?
Índice
- Quais são as características da radiação eletromagnética?
- O que é radiação eletromagnética exemplos?
- Quais são as radiações eletromagnéticas?
- O que é suficiente para se calcular a energia de uma radiação eletromagnética?
- Quais as características da onda?
- O que causa radiação eletromagnética?
- O que é a radiação eletromagnética REM?
- Qual a classificação das radiações eletromagnéticas?
- Qual a função da radiação eletromagnética?
- Como descrever a radiação eletromagnética?
- Como podemos caracterizar uma onda eletromagnética?
- Quais são as interações eletromagnéticas?
- Qual a relação entre eletricidade e magnetismo?
Quais são as características da radiação eletromagnética?
As ondas eletromagnéticas apresentam como características: comprimento de onda, velocidade de propagação, amplitude e frequência, e são passíveis de sofrer qualquer tipo de fenômeno ondulatório conhecido, tais como reflexão, refração, polarização, difração, espalhamento, absorção e interferência.
O que é radiação eletromagnética exemplos?
As ondas de radiação eletromagnética são uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética. ... As ondas do forno de micro-ondas também são ondas eletromagnéticas.
Quais são as radiações eletromagnéticas?
São tipos de ondas eletromagnéticas: ondas de rádio, micro-ondas, infravermelho, luz visível, ultravioleta, raios x e radiação gama.
O que é suficiente para se calcular a energia de uma radiação eletromagnética?
Conclusão. A radiação eletromagnética pode ser descrita por sua amplitude (brilho), comprimento de onda, frequência e período. Pela equação E = h ν E=h\nu E=hν , vimos como a frequência de uma onda de luz é proporcional à sua energia.
Quais as características da onda?
Características das Ondas Amplitude: corresponde à altura da onda, marcada pela distância entre o ponto de equilíbrio (repouso) da onda até a crista. ... Comprimento de onda: Representado pela letra grega lambda (λ), é a distância entre dois vales ou duas cristas sucessivas.
O que causa radiação eletromagnética?
A radiação eletromagnética é uma oscilação em fase dos campos elétricos e magnéticos, que, autossustentando-se, encontram-se desacoplados das cargas elétricas que lhe deram origem.
O que é a radiação eletromagnética REM?
Em 1860, James Clerk Maxwell (1831–1879) conceituou a radiação eletromagnética (REM) como uma onda que viaja através do espaço à velocidade da luz, c, a qual é (ms-1). A onda eletromagnética consiste de campos flutuantes— (1) elétrico e (2) magnético.
Qual a classificação das radiações eletromagnéticas?
A radiação eletromagnética pode ser classificada de acordo com a frequência da onda, em ordem crescente, nas seguintes faixas: ondas de rádio, micro-ondas, radiação terahertz, radiação infravermelha, luz visível, radiação ultravioleta, raios X e radiação gama.
Qual a função da radiação eletromagnética?
2.2 RADIAÇÃO ELETROMAGÉTICA A radiação também tem papel importante na transferência de calor entre a superfície da Terra e a atmosfera e entre diferentes camadas da atmosfera. A radiação eletromagnética pode ser considerada como um conjunto de ondas (elétricas e magnéticas) cuja velocidade no vácuo é ( ).
Como descrever a radiação eletromagnética?
- Para descrever esse fenômeno, é necessário entender a radiação eletromagnética não como uma coleção de ondas mas sim como uma corrente de partículas discretas chamadas FÓTONS.
Como podemos caracterizar uma onda eletromagnética?
- Podemos caracterizar uma onda eletromagnética da mesma forma que caracterizamos as ondas em geral: pela sua frequência f, seu comprimento de onda λ, sua velocidade de propagação v e sua amplitude. Como as ondas eletromagnéticas são transversais, também podem se caracterizar pela direção da vibração do campo elétrico.
Quais são as interações eletromagnéticas?
- Existem quatro interações eletromagnéticas principais: A força de atração ou repulsão entre cargas elétricas é inversamente proporcional ao quadrado da distância entre elas. Pólos magnéticos vêm em pares que se atraem e se repelem, assim como as cargas elétricas.
Qual a relação entre eletricidade e magnetismo?
- Eletricidade e magnetismo já foram pensados como forças separadas. No entanto, em 1873, o físico escocês James Clerk Maxwell desenvolveu uma teoria unificada do electromagnetismo. O estudo do eletromagnetismo lida com o modo como as partículas eletricamente carregadas interagem umas com as outras e com os campos magnéticos.