adplus-dvertising

Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?

Índice

Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?

Como saber se a sonda nasoenteral saiu do lugar?

Para verificar se a sonda está no local: Injetar 20 ml de ar na sonda e auscultar com esteto, na base do apêndice xifóide, para ouvir ruídos hidroaéreos; 14. Colocar a ponta da sonda no copo com água - se tiver borbulhamento está na traquéia.

Qual o objetivo da sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica é um tubo fino e flexível, que é colocado no hospital desde o nariz até ao estômago, e que permite manter a alimentação e a administração de medicamentos em pessoas que não conseguem engolir ou se alimentar normalmente, devido a algum tipo de cirurgia na região da boca e garganta, ou devido a ...

Quando a sonda nasogástrica é indicada?

Indicações de Sondagem Nasogástrica: trato gastrointestinal funcionante, mas com impossibilidade ou insuficiência de alimentação por VO (distúrbio de Page 2 deglutição, redução do nível de consciência, anorexia).

Como funciona a sonda nasogástrica?

A sonda nasogástrica, ou nasoenteral (SNE), trata-se de um tubo de borracha ou plástico — polivinil— flexível, inserido pela narina até o estômago ou intestino, para viabilizar a alimentação ou a drenagem de fluidos de um paciente.

O que fazer quando a sonda saiu do lugar?

Em caso de obstrução (entupimento), rachadura, furo, perda ou saída parcial da sonda, o cuidador deverá comunicar o SAD ou outro serviço que lhe for indicado, guardando a sonda, lavada com água e sabão e seu guia metálico, para que o enfermeiro verifique se podem ser reaproveitados.

Como testar sonda nasoenteral?

No caso da Sonda Nasoenteral, o único meio de se certificar quanto à localização desta é através da realização do exame de RX de abdôme, para visualizar a localização da ponta radiopaca desta sonda, para então iniciar ou não a dieta com segurança para o cliente.

Qual a diferença entre sonda Nasogastrica aberta e fechada?

A sonda nasogástrica pode ser utilizada de duas formas: aberta (para drenagem de líquidos intragástricos) ou fechada (utilizada para alimentação). Os conteúdos intragástricos podem ser: bílis, borra de café (bile + sangue), sanguinolento vivo, sanguinolento escuro, amarelado ou conteúdos tóxicos ingeridos.

Qual o conceito da sonda nasogástrica?

CONCEITO A sondagem nasogástrica é a passagem de uma sonda através das fossas nasais até o estômago.

Quais as indicações da sonda nasoenteral?

Indicação: pacientes inconscientes e/ou com dificuldade de deglutição. Contra-indicação: pacientes com desvio de septo e TCE.

Quando usar sonda Nasogastrica e nasoenteral?

É muito utilizada em pacientes que estão em internação prolongada ou que não têm tempo determinado para fazer uma alimentação via oral. É empregada tanto na internação hospitalar quanto na internação domiciliar. A introdução de uma sonda nasoenteral é feita somente por um enfermeiro.

Quais são os tipos de sonda nasogástrica?

  • Tipos de Sonda Nasogástrica A sonda nasogástrica é introduzida através do nariz ou boca até o estômago. As mais comumente usadas são: sonda de Levine, gástrica simples, Nutriflex, a Moss e a Sengstaken-Blakemore (S-B).

Qual a posição da sonda?

  • A colocação da sonda pode ser checada depois de colocada aspirando-se o conteúdo gástrico e checando-se o ph do material retirado. O ph do aspirado gástrico é ácido (± 3); o ph do aspirado intestinal (± 6,5), e o ph do aspirado respiratório é mais alcalino (7 ou mais). Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda;

Qual a posição da sonda gástrica?

  • Uma radiografia é o único meio seguro de se verificar a posição da sonda; Sonda gástrica simples (“Salem-VENTROL”): é uma sonda radiopaca, de plástico claro, dotada de duas luzes. É usada para descomprimir o estômago e mantê-lo vazio; Sonda Nutriflex: é uma sonda usada para nutrição.

Qual o material necessário para alimentar uma sonda?

  • Material necessário para alimentar por sonda. Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).

Postagens relacionadas: