Qual é o município considerado como um dos mais ricos em sítios arqueológicos?
Índice
- Qual é o município considerado como um dos mais ricos em sítios arqueológicos?
- Qual é a importância de preservar um sítio arqueológico?
- Onde fica localizada a gruta chamada cerca Grande?
- Por que o Brasil é um país rico em vestígios arqueológicos?
- Por que é mais comum utilizar o termo sítio arqueológico?
- Quais são os tipos de sítios arqueológicos?
- Por que não visitar um sítio arqueológico?
- Como podemos destruir um sítio arqueológico?
Qual é o município considerado como um dos mais ricos em sítios arqueológicos?
Notícias. Localizado no município de São Raimundo Nonato, no interior do Piauí, o Parque Nacional da Serra da Capivara abriga uma das maiores concentrações de pinturas rupestres do mundo, espalhadas em mais de 400 sítios arqueológicos.
Qual é a importância de preservar um sítio arqueológico?
PATRIMÔNIO NACIONAL Os sítios arqueológicos brasileiros têm contribuído para a construção da história do povoamento do continente americano, inclusive com dados que contrapõem teorias aceitas internacionalmente.
Onde fica localizada a gruta chamada cerca Grande?
A caverna fica localizada em Montignac, na França e foi criada há aproximadamente 17 mil anos atrás.
Por que o Brasil é um país rico em vestígios arqueológicos?
Por conter grandes contribuições para o conhecimento da chegada do homem nas Américas, o lugar é reconhecido pela UNESCO como um Patrimônio Mundial da Humanidade. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Dentro do parque existem 260 sítios arqueológicos, que contêm 30 mil pinturas rupestres.
Por que é mais comum utilizar o termo sítio arqueológico?
- Segundo Nuno Bicho, “é mais ao menos comum utilizar o termo sem haver uma precisão definida do conceito, tomando o investigador como dado adquirido que ‘sítio arqueológico’ tem o mesmo significado para toda a comunidade arqueológica.” (2006:86).
Quais são os tipos de sítios arqueológicos?
- Fazendas, quilombos, igrejas, praças, casarões, castelos,, cemitérios, palácios etc. Estes são tipos de locais que podem ser considerados sítios arqueológicos, desde que este local seja reconhecido pelos arqueólogos como um local de importância histórica e que seja tombado.
Por que não visitar um sítio arqueológico?
- Algumas coisas juntas, em um mesmo contexto, podem ser associadas pelo arqueólogo, para descobrir, como um detetive, informações sobre o que aconteceu naquele lugar, naquele momento da história. Por isso não devemos mexer ou tirar as coisas do lugar, ao visitar um sítio arqueológico.
Como podemos destruir um sítio arqueológico?
- Se tentarmos escavar ou explorar um sítio arqueológico sem o conhecimento dos métodos apropriados para essa tarefa, podemos destruir as informações que ele contém. Os sítios arqueológicos são protegidos por lei a Lei Federal n. 3.924/61; destruí-los é incorrer em um crime contra o Patrimônio Nacional.