O que é um grupo para Freud?
Índice
- O que é um grupo para Freud?
- Qual a influência de Freud para a teoria de grupos?
- O que caracteriza um grupo propriamente dito?
- O que é a massa para Freud?
- O que é um grupo psicológico?
- Como a psicanálise trabalha em grupos?
- Quais são as contribuições de Freud sobre o processo da identificação?
- Quais as condições básicas que caracterizam um grupo?
- Como se caracteriza um grupo de Auto-ajuda?
- Como é formado um grupo psicológico?
- Qual a diferença entre grupos de todos os tipos?
- O que a psicologia social tem a ver com a psicologia de grupo?
- Qual o significado do termo “grupo”?
O que é um grupo para Freud?
Freud usou a expressão grupo desde quando descreveu o psiquismo pela primeira vez, em 1893, ao dizer que na mente se formam grupos psíquicos: representações que se agrupam de acordo com seus conteúdos.
Qual a influência de Freud para a teoria de grupos?
Na sua obra “Psicologia de grupo e análise do ego”, de 1920-22, Freud discute algumas ideias sobre grupos a partir dos estudos de Le Bon. Ele utiliza o termo “grupo” como equivalente a “massa” e “multidão”. Freud concorda que há influência dos fenômenos sociais na constituição do sujeito. ...
O que caracteriza um grupo propriamente dito?
7. O que caracteriza a um grupo propriamente dito, quer psicoterápico ou operativo, é quando ele preencher as seguintes condições básicas: Um grupo não é um mero somatório de indivíduos; pelo contrário, ele se constitui como uma nova entidade, com leis e mecanismos próprios e específicos.
O que é a massa para Freud?
Para Freud a massa seria uma revivescência da horda primitiva e o pai primevo um líder narcisista que não amava ninguém, um líder temido e, mesmo assim, ideal da massa. Porge (2009, p.
O que é um grupo psicológico?
Um grupo não é um mero somatório de pessoas, pois nesse caso referimo-nos a ajuntamentos ou a multidões. ... Esse desenvolvimento decorre necessariamente da interação do sujeito com o grupo de pares, uma vez que ao interagir com os outros o jovem irá gradualmente definir-se enquanto pessoa.
Como a psicanálise trabalha em grupos?
Para a psicanálise, o grupo é compreendido a partir do que Freud teorizou em Psicologia das Massas: a convergência dos ideais individuais em um ideal coletivo, geralmente personificado em um líder ou ideologia.
Quais são as contribuições de Freud sobre o processo da identificação?
Freud considera toda relação do sujeito com o outro, um fenômeno de caráter social. A identificação, por sua vez, revela o quanto o outro é onipresente na experiência subjetiva, o quanto a apropriação de um elemento que provém do outro tem ressonâncias na subjetividade.
Quais as condições básicas que caracterizam um grupo?
Nos grupos sempre vai existir uma hierárquica distribuição de posições, e de papéis, de distintas modalidades e intercambiáveis entre si. É inerente à conceituação de grupo, a existência entre os seus membros de alguma forma de interação afetiva, qual costuma assumir as mais variadas e múltiplas formas.
Como se caracteriza um grupo de Auto-ajuda?
O que é um grupo de auto-ajuda? São grupos pequenos, formados por 10 a 12 pessoas que têm em comum experiências com um mesmo tipo de dificuldade ou problema e se encontram para compartilhar e buscar soluções. No grupo as pessoas compartilham suas vivências, dificuldades, facilidades, etc.
Como é formado um grupo psicológico?
- Um grupo psicológico é formado de pessoas que têm algo em comum, objetivos em comum e, principalmente, precisa haver organização. Dessa forma, os grupos podem ser muito produtivos. O autor cita como exemplo a criação de folclores e canções populares, produzidas por um grupo de pessoas.
Qual a diferença entre grupos de todos os tipos?
- Existem grupos de todos os tipos, e uma primeira subdiviso que se faz necessria a que diferencia os grandes grupos (que pertencem rea da macro-sociologia) dos pequenos grupos (micropsicologia). Em relao a estes ltimos, tambm se impe uma distino importante entre grupo propriamente dito e agrupamento.
O que a psicologia social tem a ver com a psicologia de grupo?
- Mas o que a Psicologia Social tem a ver com a Psicologia de Grupo? Já foi dito anteriormente que a segunda nasceu da primeira, além disso, Freud utiliza essas expressões como sinônimas.
Qual o significado do termo “grupo”?
- Ele utiliza o termo “grupo” como equivalente a “massa” e “multidão”. Nessa obra não vamos encontrar referência a técnica grupal, mas algumas concepções preliminares sobre grupos. Freud concorda que há influência dos fenômenos sociais na constituição do sujeito.