adplus-dvertising

O que caracteriza uma doença endêmica ou epidêmica?

Índice

O que caracteriza uma doença endêmica ou epidêmica?

O que caracteriza uma doença endêmica ou epidêmica?

Segundo uma especialista em doenças infecciosas da Escola de Higiene e Medicina Tropical de Londres, Rosalind Eggo, “uma infecção endêmica está presente em uma área permanentemente, o tempo todo, durante anos”, como a varicela e a malária; epidemia “é o aumento nos casos, seguido por um pico e depois diminuição” e ...

Quando uma doença é considerada endêmica?

Ele acrescenta que uma mesma doença pode ser endêmica sem deixar de apresentar ciclos epidêmicos ao longo do tempo. “É o caso da dengue no Brasil, onde todos os anos acontecem casos esperados, mas que se cruzam com períodos epidêmicos também”, afirma.

Como tratar uma doença endêmica?

Vistoria de residências, depósitos, terrenos baldios e estabelecimentos comerciais para buscar focos endêmicos. Inspeção cuidadosa de caixas d'água, calhas e telhados. Aplicação de larvicidas e inseticidas.

Quais são as doenças epidêmicas no Brasil?

A seguir, apresentamos três das principais epidemias que atingiram o Brasil ao longo da história.

  • Febre amarela (a partir de 1850) Causador: um vírus do gênero Flavivirus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. ...
  • Gripe espanhola (1918) ...
  • Varíola (início do século 20)

O que são endemias rurais?

INTRODUÇÃO Convencionou-se no Brasil designar determinadas doenças, a maioria delas parasitárias ou transmitidas por vetor, como "endemias", "grandes endemias" ou "endemias rurais".

O que caracteriza uma pandemia?

Segundo a Organização, pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença e o termo passa a ser usado quando uma epidemia, surto que afeta uma região, se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa.

O que quer dizer a palavra endêmica?

Uma doença endêmica é aquela que se manifesta com frequência em determinadas regiões, geralmente provocada por circunstâncias ou causas locais. Ou seja, a população convive constantemente com a doença.

Como é transmitido à endemia?

A maioria dessas doenças é de ordem parasitária ou são transmitidas por vetores (organismos que servem de veículo para a transmissão de doenças, ex: mosquitos, moluscos). Os principais exemplos são esquistossomose, leishmaniose, leptospirose e hanseníase.

Quais são as principais doenças endêmicas no Brasil?

  • Doenças endêmicas no Brasil Dentre as principais endemias que desafiam a saúde pública brasileira hoje são: Sarampo, a malária; Leishmaniose; Esquistossomose; Febre Amarela; dengue, Tracoma; Doença de Chagas; Hanseníase, Tuberculose ; Cólera e Gripe A e Paracoccidioidomicose.

Por que a endemia é uma doença?

  • Significa que endemia é uma doença que se manifesta apenas numa determinada região, de causa local, não atingindo nem se espalhando para outras comunidades. Enquanto a epidemia se espalha por outras localidades, a endemia tem duração continua porém, restrito a uma determinada área. No Brasil, existem áreas endêmicas.

Quando a doença é transmitida para outras populações?

  • Quando a doença é transmitida para outras populações, infesta mais de uma cidade ou região, denominamos epidemia. Porém, quando uma epidemia se alastra de forma desequilibrada se espalhando pelos continentes, ou pelo mundo, ela é considerada pandemia.

Por que a endemia é considerada uma pandemia?

  • A aids, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia. Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais.

Postagens relacionadas: