adplus-dvertising

Quais são as características do período homérico?

Índice

Quais são as características do período homérico?

Quais são as características do período homérico?

Em outras palavras, essa fase marcou a substituição da cultura micênica pela gentílica (dos genos). As principais características dos genos eram: sistema fechado, autônomo e autossuficiente (independência econômica), de forma que o trabalho coletivo era realizado por membros da mesma família.

Quais os principais acontecimentos do período homérico?

A arqueologia mostra que houve um colapso da civilização que habitava o mundo Mediterrâneo oriental durante esse período. Os grandes palácios e cidades dos micênicos foram destruídos ou abandonados. A civilização hitita entrou em colapso. Cidades inteiras foram destruídas, desde Troia até Gaza.

O que caracteriza o período homérico na Grécia Antiga?

O Período Homérico é o que compreende o tempo passado entre o fim da Civilização Micênica (em 1150 a.C.) e o início das cidades-estado, que marcaram a forma de viver na Grécia Antiga.

O que significa período homérico?

O Período Homérico é um dos períodos da história política da Grécia Antiga, que é dividida em quatro periodos: Período Pré-Homérico (século XX a.C. ao XII a.C.), Período Homérico (século XII a.C. ao VIII a.C.), Período Arcaico (século VIII a.C. ao VI a.C.) e o Período Clássico (século V a.C. ao IV a.C.).

Quais são as características do Período Arcaico?

Principais características do período arcaico: - Construção dos primeiros templos. - Gestação do sistema político democrático. Muitas pólis gregas eram governadas por reis (chamados de basileus) neste período. - Surgimento do alfabeto fonético grego.

Quais os acontecimentos do Período Arcaico?

Estudos apontam que nesse período existiam mais de cem cidades-estados na Grécia Antiga. Começa a despontar a democracia, principalmente na cidade de Atenas, e também a surgir uma sistematização das legislações. Surge o conceito de sociedade privada na sociedade grega, a qual era comandada pelos proprietários de terra.

O que foram as unidades Gentílicas?

Os grupos familiares oriundos de um mesmo descendente se uniram em torno da chamada comunidade gentílica ou genos. Nesse tipo de organização social, a família se mobilizava em torno da exploração extensiva das atividades agrícolas. ... O trabalho nos genos era exercido coletivamente.

Qual foi o período homérico na Grécia Antiga?

  • Período Homérico na Grécia Antiga. Com nome inspirado nos poemas de Homero, o período homérico marcou a constituição da civilização grega. O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, ...

Qual é o adjetivo homérico?

  • Homérico é um adjetivo que se refere ou pertence ao poeta grego Homero, a suas obras, ou a seu estilo: “poemas homéricos”, “tempos homéricos”, “período homérico”.

Qual foi o período homérico da civilização grega?

  • Com nome inspirado nos poemas de Homero, o período homérico marcou a constituição da civilização grega. O período homérico da civilização grega, entre os séculos XII a.C. e VIII a.C., foi assim denominado pela falta de fontes históricas de seus estudos além dos poemas Ilíada e Odisseia, escritos pelo poeta grego Homero.

Por que os poemas foram escritos por Homero?

  • Os poemas foram escritos por Homero a partir de histórias orais transmitidas durante séculos pelos povos que habitavam a Hélade (como era conhecida a Grécia). A importância destes poemas está relacionada ao fato deles expressarem os modos de vida da civilização grega daquela época, bem como seus costumes, uso da terra e formação social.

Postagens relacionadas: