O que caracteriza o gênero tragédia no teatro?
Índice
- O que caracteriza o gênero tragédia no teatro?
- Quais as características da tragédia?
- Quais as principais características do gênero épico?
- Qual é o gênero dramático?
- Qual a função do texto dramático na sociedade?
- Quais são os exemplos de textos dramáticos?
- Quem foi o autor do gênero dramático na Grécia Antiga?
O que caracteriza o gênero tragédia no teatro?
A tragédia é uma forma dramática ou peça de teatro, em geral solene, cujo fim é excitar o terror ou a piedade, baseada no percurso e no destino do protagonista ou herói, que termina, quase sempre, envolvido num acontecimento funesto.
Quais as características da tragédia?
As tragédias eram textos teatrais que apresentavam histórias trágicas e dramáticas derivadas das paixões humanas as quais envolveriam personagens nobres e heroicas: deuses, semideuses e heróis mitológicos. Todas elas possuíam uma característica comum: tensão permanente e o final infeliz e trágico.
Quais as principais características do gênero épico?
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
Qual é o gênero dramático?
- O Gênero Dramático (ou Teatral ) faz parte de um dos três gêneros literários, ao lado do gênero lírico e épico. No entanto, o gênero dramático, como o próprio nome indica, são os textos literários feitos com o intuito de serem encenados ou dramatizados.
Qual a função do texto dramático na sociedade?
- O texto dramático, consequentemente, era utilizado como um instrumento moralizador da sociedade. Com o tempo, essa característica se manteve, já que o teatro ainda tem a função de provocar reflexão e catarse (liberação de sentimentos reprimidos). No entanto, os valores morais sofrem transformações de uma época para a outra.
Quais são os exemplos de textos dramáticos?
- Exemplos de Textos Dramáticos Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses. Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia.
Quem foi o autor do gênero dramático na Grécia Antiga?
- Entre os principais autores do gênero dramático (tragédia e comédia) na Grécia antiga estão: Sófocles (496-406 a.C.), Eurípedes (480-406 a.C.) e Ésquilo (524-456 a.C.). A encenação dos textos de gênero dramático tinha o objetivo de despertar emoções na plateia, fenômeno chamado de " catarse ". Entenda O que é Monólogo.