Como ocorre a reação de adição em compostos aromáticos explique e cite um exemplo?
Índice
- Como ocorre a reação de adição em compostos aromáticos explique e cite um exemplo?
- Como fazer Monocloracao?
- O que é uma Monocloração?
- Como funciona a halogenação?
- O que é reação de adição Cite exemplos?
- Em que consiste a reação de adição?
- Como ocorre a reação de substituição exemplos?
- Como é o processo de hidrogenação?
- Para que serve o processo de halogenação?
- Quais são as reações de halogenação?
- Como são classificados os compostos aromáticos?
- Como os compostos aromáticos estão presentes no nosso cotidiano?
- Quais são as reações de substituição de compostos aromáticos?
Como ocorre a reação de adição em compostos aromáticos explique e cite um exemplo?
Quando um haleto de alquila (CH3) reage com benzeno, em presença de AlCl3 (Cloreto de Alumínio), obtém-se outro hidrocarboneto aromático. O eletrófilo é o carbocátion que se forma. Exemplo: O carbocátion CH3+ funciona como um eletrófilo e reage com a dupla ligação do anel benzeno.
Como fazer Monocloracao?
Ele pode ser obtido por meio da reação de halogenação, em fase gasosa, entre o metano e o cloro. Nesse exemplo, um hidrogênio do metano é substituído pelo cloro, ocorrendo, portanto, uma monocloração.
O que é uma Monocloração?
1. Monocloração. A entrada de um cloro em um composto orgânica representa uma reação de monocloração. A monocloração desse composto ocorre no final do processo.
Como funciona a halogenação?
A halogenação é uma reação orgânica de substituição em que um ou mais átomos de hidrogênio do composto orgânico é substituído por um halogênio, geralmente cloro ou bromo. ... Geralmente, esse tipo de reação se processa com alcanos e hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados).
O que é reação de adição Cite exemplos?
As reações de adição ocorrem quando é adicionado um átomo ou um grupo de átomos em carbono de uma ligação dupla ou tripla. A ligação pi é rompida e pode originar vários tipos de compostos. As principais reações de adição são: hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e de hidratação.
Em que consiste a reação de adição?
As reações de adição ocorrem quando se adiciona um reagente a uma molécula orgânica. Os principais tipos são hidrogenação, halogenação, hidro-halogenação e hidratação. Como o próprio nome indica, as reações orgânicas de adição ocorrem quando átomos de outros elementos são adicionados à molécula orgânica.
Como ocorre a reação de substituição exemplos?
As reações de substituição são aquelas nas quais um átomo (ou grupo de átomos) da molécula orgânica é substituído por outro átomo (ou grupo de átomos). ... As reações de substituição ocorrem especialmente com alcanos, hidrocarbonetos aromáticos (benzeno e seus derivados) e com haletos orgânicos.
Como é o processo de hidrogenação?
A hidrogenação é uma reação orgânica de adição, pois o reagente gás hidrogênio, H2, adiciona-se a uma molécula orgânica. A molécula orgânica que sofrerá a reação precisa ser insaturada, como ocorre no caso dos alcenos, alcinos, dienos e aromáticos.
Para que serve o processo de halogenação?
As reações de halogenação referem-se àquelas onde um átomo de qualquer elemento da família 7A (halogênios – F, Cl, Br e I) substitui um átomo de hidrogênio, ou ainda, reduz a insaturação de uma ligação entre carbonos (pela eliminação de uma ligação pi).
Quais são as reações de halogenação?
- As reações de halogenação referem-se àquelas onde um átomo de qualquer elemento da família 7A ( halogênios – F, Cl, Br e I) substitui um átomo de hidrogênio, ou ainda, reduz a insaturação de uma ligação entre carbonos (pela eliminação de uma ligação pi ).
Como são classificados os compostos aromáticos?
- Para serem classificados como aromáticos, os compostos devem ser cíclicos, insaturados, totalmente conjugados e planares, além bastante estáveis à energia de estabilização por ressonância.
Como os compostos aromáticos estão presentes no nosso cotidiano?
- Os compostos aromáticos estão frequentemente presentes no nosso cotidiano: diversos hidrocarbonetos aromáticos são largamente utilizados no ramo industrial, como é o caso do benzeno, tolueno e outros.
Quais são as reações de substituição de compostos aromáticos?
- Nas reações de substituição de compostos aromáticos nos quais já se encontra algum grupo (Gr) ligado ao anel aromático, esse grupo pode direcionar a substituição dos hidrogênios das posições ORTO, META ou PARA.