Precisa abrir CAT para Covid?
Índice
- Precisa abrir CAT para Covid?
- Como é que funciona o CAT?
- Qual a importância de fazer o CAT?
- Quando abrir CAT por doença ocupacional?
- Qual é o prazo para dar entrada no CAT?
- Quem é responsável pela emissão da Cat?
- Como pode ser feito o registro da Cat?
- Como são as informações recebidas pelo INSS por meio da Cat?
- Quais são as vias de emissão da Cat?
Precisa abrir CAT para Covid?
Ouça em voz altaPausarPortanto, a CAT deve sempre ser emitida quando ocorrer um acidente de trabalho, a partir de avaliação feita pelo empregador do contexto fático à luz dos normativos citados, não estando condicionada a qualquer atuação prévia do INSS ou da Perícia Médica Federal.
Como é que funciona o CAT?
Ouça em voz altaPausarPodendo ser emitida até mesmo online, a CAT chega no banco de dados do INSS em poucos segundos após ser expedida. Somente a partir desse procedimento, o trabalhador acidentado, ou vítima de alguma doença ocupacional, poderá receber o amparo da Previdência. Em caso de morte, a família está apta a receber apoio.
Qual a importância de fazer o CAT?
Ouça em voz altaPausarEm qualquer caso de acidente de trabalho do empregado, a empresa precisa emitir um documento chamado CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho), preenchido pelo médico do trabalho e que tem como objetivo informar à Previdência Social sobre o ocorrido.
Quando abrir CAT por doença ocupacional?
Ouça em voz altaPausarQuando um trabalhador sofre um acidente de trabalho, seja típico ou equiparado (como no caso da doença ocupacional), o empregador, ao tomar conhecimento, deverá informar à Previdência Social, no primeiro dia útil seguinte ao da ocorrência, emitindo o Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), sob pena de multa (artigos ...
Qual é o prazo para dar entrada no CAT?
Ouça em voz altaPausarConforme vimos no trecho do artigo 22, todo empregador tem a obrigação de comunicar um acidente de trabalho à Previdência Social, emitindo a CAT, até o 1º dia útil seguinte ao da ocorrência sob pena de multa.
Quem é responsável pela emissão da Cat?
- Quando um trabalhador sofre acidente, é comum a indagação acerca da obrigatoriedade de emitir o documento para comunicar o fato perante o INSS, chamado de CAT – Comunicação de Acidente de Trabalho. Afinal, quem é responsável pela emissão da CAT?
Como pode ser feito o registro da Cat?
- O registro da CAT pode ser feito virtualmente, por meio do aplicativo disponibilizado pelo INSS. Assim, de forma mais cômoda e célere, a empresa faz a comunicação pela via on-line, desde que todos os campos obrigatórios sejam preenchidos.
Como são as informações recebidas pelo INSS por meio da Cat?
- As informações recebidas pelo INSS por meio da CAT são utilizadas para fins estatísticos e epidemiológicos dos órgãos federais, bem como para identificar os riscos envolvidos em cada atividade laboral.
Quais são as vias de emissão da Cat?
- A CAT deve ser emitida em 4 (quatro) vias destinadas ao INSS, ao segurado ou dependente, ao sindicato e à empresa. Todas as orientações quanto à preenchimento do formulário estão no sítio eletrônico do INSS. Consequências pelo atraso ou não emissão de CAT