O que a talassemia pode causar?
Índice
- O que a talassemia pode causar?
- Quais os tipos de talassemia e quais suas principais características?
- Quais são as principais características encontradas no hemograma de um paciente com talassemia *?
- Quais são os tipos de talassemia?
- O que é talassemia cite seus tipos?
- Quais são os achados laboratoriais da talassemia?
- Qual o tipo de talassemia mais grave?
- Qual a origem da palavra talassemia?
- Quais os fatores de risco de talassemia?
- Como estabelecer o diagnóstico de talassemia?
O que a talassemia pode causar?
Na beta-talassemia maior (às vezes chamada anemia de Cooley), as pessoas apresentam sintomas graves de anemia, tais como fadiga, fraqueza e falta de ar, e podem também ter icterícia que causa amarelecimento da pele e do branco dos olhos, úlceras na pele e cálculos biliares .
Quais os tipos de talassemia e quais suas principais características?
Tipos de Talassemia A talassemia é dividida em alfa e beta de acordo com a cadeia globina acometida. No caso das alfa talassemias, ocorre a diminuição ou ausência da produção das cadeias alfa da hemoglobina, enquanto que na beta talassemia ocorre a diminuição ou ausência de produção das cadeias beta.
Quais são as principais características encontradas no hemograma de um paciente com talassemia *?
Os portadores de talassemia alfa apresentam anemia com graus variáveis, hipocromia, microcitose, poiquilocitose, diminuição da fragilidade osmótica, reticulocitose, presença de Hb H em eletroforese e na pesquisa citológica de corpos de inclusão de Hb H com coloração vital.
Quais são os tipos de talassemia?
Embora haja outros tipos de talassemia, o mais comum no Brasil e no mundo é a beta-talassemia que, dependendo de sua gravidade, se divide em três grupos principais: talassemia minor, talassemia major e talassemia intermédia.
O que é talassemia cite seus tipos?
Existem dois tipos de talassemia — alpha e beta – que podem manifestar-se nas seguintes formas: minor, intermediária e major. A forma minor, ou traço talassêmico, produz um grau de anemia leve, assintomático e que pode passar totalmente despercebido.
Quais são os achados laboratoriais da talassemia?
O diagnóstico laboratorial das talassemias é feito por hemograma e eletroforese de hemoglobina. Também é possível estudar a mutação genética específica. As cadeias produzidas em excesso formam precipitados na hemácia, lesam a membra- na e provocam destruição prematura.
Qual o tipo de talassemia mais grave?
- Síndrome da hidropsia fetal da hemoglobina Bart’s: é o tipo de talassemia mais grave, uma vez que é caracterizada pela ausência de todas os genes alfa, resultando na morte do feto ainda durante a gravidez; 2. Talassemia Beta É causada por uma alteração na molécula beta-globina das hemoglobinas do sangue, e pode ser dividida em:
Qual a origem da palavra talassemia?
- Qual a origem do nome? A palavra talassemia deriva da combinação dos termos gregos thalassa (mar), e emas (sangue). Com esta palavra, os médicos queriam descrever uma doença hematológica (relativa ao sangue) cuja origem está nos países banhados pelo mar Mediterrâneo, como Grécia e Itália. Por isso, a talassemia também é conhecida ...
Quais os fatores de risco de talassemia?
- Fatores de risco 1 Histórico familiar de talassemia: a doença é passada dos pais para filhos por meio de genes de hemoglobina mutantes. Se... 2 Ascendência: a talassemia ocorre mais frequentemente em pessoas com ascendência italiana, grega, do Oriente Médio,... More ...
Como estabelecer o diagnóstico de talassemia?
- Diagnóstico Para estabelecer o diagnóstico de talassemia, é importante levantar a história clínica e obter informações sobre a origem étnica do paciente. Exames de laboratório, entre eles a eletroforese de hemoglobina quantitativa e qualitativa, são importantes para determinar o tipo da doença.