adplus-dvertising

Quais são as características do Futurismo?

Índice

Quais são as características do Futurismo?

Quais são as características do Futurismo?

Futurismo é um movimento artístico moderno que surgiu nos primeiros anos do século XX, e que defendia o fim do moralismo, negando o passado e ovacionando a revolução tecnológica e industrial. ... O movimento Futurista foi definhando ao longo dos anos, encontrando o seu fim depois da Primeira Guerra Mundial.

São características da pintura futurista?

A pintura futurista foi explicitada pelo Cubismo e pela Abstração, mas o uso de cores vivas, contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação.

Quais são as características do futurismo?

  • Principais características do futurismo. Dinamicidade; Contestação do sentimentalismo e consequente valorização do homem de ação; Enaltecimento da audácia e da revolução;

Por que a estética futurista é uma vanguarda?

  • Dessa maneira, a estética futurista, desde a sua fundação, mostrou ser um dos movimentos de vanguarda mais radicais, dada a sua agressividade, que parecia extrapolar os limites estéticos. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Antitradicionalismo: liberdade de criação, sem as amarras da arte acadêmica;

Qual a importância do futurismo para a arte brasileira?

  • A importância do futurismo para a arte brasileira está na sua perspectiva radical de quebra com a tradição e consequente valorização da liberdade de criação, base do modernismo brasileiro. Portanto, esse movimento de vanguarda de origem europeia foi a principal influência para a criação do nosso modernismo.

Qual a temática mais recorrente do futurismo?

  • A temática mais recorrente gira em torno das máquinas (automóveis, trens, bicicletas). No Futurismo, portanto, a grande tônica são as cores fortes e o movimento. No Brasil, o movimento foi um influenciador na produção de artistas ligados ao Modernismo. Anita Malfatti e Oswald de Andrade utilizaram-se de muitas ideias e concepções futuristas.

Postagens relacionadas: