O que é processo de despersonalização do paciente?
Índice
- O que é processo de despersonalização do paciente?
- O que o paciente hospitalizado sente?
- Quais os principais princípios e objetivos da Psicologia Hospitalar?
- Quais os principais sentimentos que o paciente hospitalizado pode apresentar?
- Quais os aspectos psicológicos do paciente internado?
- Quais sintomas emocionais podem desenvolver um paciente em processo de internação?
- Quais as principais características da psicologia hospitalar?
- Qual é o foco da psicologia hospitalar?
- Quais as causas da despersonalização?
- Como o tratamento para a despersonalização funciona?
- Como tratar o transtorno de despersonalização?
- Qual a recuperação completa do distúrbio de despersonalização?
O que é processo de despersonalização do paciente?
O paciente ao ser hospitalizado sofre um processo de total despersonalização, deixando de ter seu próprio nome e passando a ser um número de leito. Esse estigma de doente cria a necessidade de uma reformulação nos valores e conceitos de homem, mundo e relação interpessoal.
O que o paciente hospitalizado sente?
O paciente diante de uma hospitalização geralmente sente-se despersonalizado, sofre de um processo doloroso à sua quebra de identidade, onde naquele espaço o mesmo deixa de ter o seu nome e passa a ser apenas mais um leito, e é conforme uma destas questões frente a esta despersonalização que se pode observar e entender ...
Quais os principais princípios e objetivos da Psicologia Hospitalar?
A Psicologia Hospitalar tem o objetivo de promover a atenção total ao paciente e à sua história de vida. Este atendimento pode ser realizado em ambulatórios, pronto-socorros, unidades de internação e unidades de terapia intensiva.
Quais os principais sentimentos que o paciente hospitalizado pode apresentar?
A vivência da hospitalização pode ser agravada quando envolve a espera por uma intervenção cirúrgica, haja vista que, esta pode levar o cliente a uma série de conflitos internos, como o medo e a ansiedade, medo de invalidez ou até mesmo da morte, que são considerados riscos iminentes em uma cirurgia.
Quais os aspectos psicológicos do paciente internado?
Quando o paciente é internado, existe uma cisão em sua história pessoal, o que pode ocasionar fatores estressantes, decorrentes do sofrimento, da sensação de abandono, do medo do desconhecido, pois a hospitalização é uma situação nova, o que provoca fantasias e temores.
Quais sintomas emocionais podem desenvolver um paciente em processo de internação?
Portanto, podem surgir fantasias catastróficas de pânico, auto-extermínio e impotência. Ansiedade de separação: tanto de pessoas, objetos, ambiente e estilo de vida. Medo de estranhos: ao adentrar no hospital, o paciente põe sua vida e seu corpo nas mãos de pessoas desconhecidas.
Quais as principais características da psicologia hospitalar?
O psicólogo hospitalar tem como objetivo acompanhar o paciente e os familiares que fazem tratamento devido ao adoecimento. ... Em suas intervenções, o psicólogo deve buscar atuar sobre os aspectos psicológicos envolvidos no processo de saúde e doença, buscando minimizar o sofrimento e as possíveis sequelas.
Qual é o foco da psicologia hospitalar?
A Psicologia Hospitalar é o campo de tratamento dos aspectos psicológicos em torno do adoecimento visando à minimização do sofrimento provocado pela hospitalização.
Quais as causas da despersonalização?
- Causas da Despersonalização: A pessoa pode adquiri-la através de outros problemas como, depressão, transtorno bipolar e de personalidade, além de esquizofrenia. Ou pode adquiri-la naturalmente, com situações de ansiedade ou através de traumas vividos, tanto físicos quanto psicológicos.
Como o tratamento para a despersonalização funciona?
- Tratamento Para Despersonalização: Várias psicoterapias (ex: psicoterapia psicodinâmica, terapia cognitivo-comportamental) têm sucesso em alguns pacientes: Rastrear momento a momento e rotular o afeto e a dissociação nas sessões de terapia funcionam bem para alguns pacientes;
Como tratar o transtorno de despersonalização?
- O transtorno de despersonalização tem cura, e o seu tratamento é orientado pelo psiquiatra e psicólogo. A psicoterapia é a principal forma de tratamento, e inclui técnicas de psicanálise e terapias cognitivo-comportamental, por exemplo, que são muito importantes para controle das emoções e diminuição dos sintomas.
Qual a recuperação completa do distúrbio de despersonalização?
- A recuperação completa é possível para muitas pessoas com transtorno de despersonalização / desrealização, especialmente se os sintomas resultarem de estresses que podem ser tratados durante o tratamento. Outras pessoas não respondem bem ao tratamento e o distúrbio se torna crônico.