adplus-dvertising

Quais as principais características de uma população Alógama e Autógama?

Índice

Quais as principais características de uma população Alógama e Autógama?

Quais as principais características de uma população Alógama e Autógama?

As populações alógamas transmitem seus alelos às gerações seguintes, enquanto que as populações autógamas transferem seus genótipos integralmente fixando-os em gerações avançadas de autofecundações naturais sucessivas. No melhoramento genético dessas populações são aplicados procedimentos distintos.

Quais são as características das espécies alógamas?

Plantas alógamas são aquelas que realizam preferencialmente polinização cruzada (acima de 95%). Neste caso, a fertilização ocorre quando o pólen de uma planta fertiliza o estigma da flor de outra planta. As espécies alógamas são caracterizadas pela heterozigose, apresentando heterose e endogamia.

O que caracteriza uma planta Alógama quais mecanismos determinam a alogamia?

Plantas alógamas são plantas que utilizam da fecundação cruzada para se reproduzirem. ... Algumas plantas monóicas (as que possuem ambas as estruturas, masculinas e femininas na mesma planta) apresentam fatores associados com a presença de inflorescências macho e fêmeas separadas na mesma planta, o que favorece a alogamia.

Quais as consequências da alogamia?

Conseqüências da alogamia: Indivíduos da população têm vários locos heterozigóticos: permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética); 2. Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigose e carga genética elevada; 3.

O que é Cleistogamia como funciona este mecanismo?

4.3.1 Cleistogamia: Mecanismo que permite a autofecundação antes de ocorrer a abertura da flor.

O que é Alogamia e Autogamia?

Alogamia significa uma reprodução em que inclui-se dois gametas advindos de seres com sexo opostos, como por exemplo a reprodução humana, que para gerar um novo ser é necessário que haja a junção do espermatozóide (gameta masculino) e o óvulo (gameta feminino). O oposto da alogamia é autogamia.

Quais plantas são autógamas?

Como exemplos de espécies autógamas podem citar: arroz, aveia, cevada, feijão, fumo, soja, tomate, trigo. As plantas autógamas desenvolveram alguns mecanismos que favorecem a autofecundação. Na soja ocorre a cleistogamia, ou seja, a polinização do estigma ocorre antes da abertura do botão floral ou antese.

Qual a diferença entre as espécies de plantas autógamas e alógamas?

Autógamas: possibilidade de usar semente própria. Alógamas: exploração da heterose ou vigor híbrido. 4.2.1 Espécies Autógamas: Praticam autofecundação natural.

O que caracteriza uma planta Autógama quais mecanismos favorecem a Autogamia?

As plantas autógamas são aquelas que realizam preferencialmente autofecundação (acima de 95%). A autofecundação ocorre quando o pólen (gameta masculino) fertiliza um óvulo (gameta feminino) da mesma planta.

Quais os mecanismos que favorecem a autofecundação?

A autofecundação é motivada por diversos mecanismos, entre eles o mais positivo é a cleistogamia, situação na qual os antécios nunca abrem. A casmogamia é outra ferramenta que auxilia a autofecundação, onde a polinização do estigma ocorre antes da abertura do antécio, isso ocorre com trigo, cevada, aveia e alface.

Qual a estrutura genética das populações?

  • Na ausência de seleção, mutação, migração e oscilação genética, a estrutura das populações permanece inalterada através das gerações EQUIL ÍBRIO DE HARDY -WEINBERG . Na geração seguinte tem-se as seguintes proporções genéticas: f(A) = p2 + ½(2pq) f(A) = p2 + pq f(A) = p2 + p (1 -p) f(A) = p2 + p -p2 = p Assim, f(a) = q Novamente: AA = p2

Quais são as espécies autógamas e de propagação vegetativa?

  • Espécies autógamas (jáhomozigóticas) e de propagação vegetativa: F = G + E F’= G + E ’ Reprodu ção integral do gen ótipo Esp écies alógamas O esquema não ébem esse, pois o genótipo não étransmitido integralmente. O elo de uma geração para a seguinte são os gametas .

Quais são as conseqüências da alogamia?

  • Conseq üências da alogamia: 5.Nos programas de melhoramento de espécies alógamas, utiliza-se normalmente da endogamia obtida artificialmente, mas no final do processo a alogamia natural deve ser restaurada; Aula 10.2 Melhoramento de Esp écies Alógamas ESALQ/USP – LGN-313 MELHORAMENTO GENÉTICO Prof. JoséBaldinPinheiro

Quais as conseqüências da algamia?

  • CONSEQUÊNCIAS DA ALOGAMIA 1) Plantas da população têm vários locos em heterozigose – permanência de alelos recessivos deletérios e/ou letais na população (carga genética) 2) Depressão por endogamia acentuada devido a heterozigosee carga genética elevada 3) Genitores não transferem seus genótipos para os descendentes;

Postagens relacionadas: