adplus-dvertising

O que caracteriza a Educação Física na década de 80?

Índice

O que caracteriza a Educação Física na década de 80?

O que caracteriza a Educação Física na década de 80?

A educação física na escola na década de 80 passou a ter suas concepções mais voltadas a parte social, tendo a inclusão como base. ... Adotadas novas concepções pedagógicas a educação física aproxima-se das matérias da área da saúde e assim vincula-se de vez ao social.

Como era a Educação Física na década de 70?

Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.

Quais foram as principais mudanças da educação física ao longo do tempo?

Outro aspecto que contribuiu para os avanços nesse período foi a diversificação de conteúdos delineados após a ampliação das práticas de cultura corporal consideradas relevantes: jogos e brincadeiras, esportes, danças, lutas e ginásticas.

Qual a característica do esporte na idade contemporânea?

O esporte contemporâneo se configura pela busca por lucros e por suas inúmeras formas de manifestação. ... Configura-se pela análise de três categorias que compõem as formas de manifestação desse objeto: o ambiente da prática, a modalidade esportiva em questão e o sentido que se dá à essa atividade.

Quais mudanças ocorreram na educação física escolar?

  • Na década de 80, ocorreram profundas mudanças. A educação física escolar, que estava voltada mais para os alunos de 5ª a 8ª série, começou a ser direcionada para a pré-escola e para os alunos de 1ª a 4ª série. O objetivo agora era o desenvolvimento psicomotor do aluno.

Quando começou a educação física?

  • Até a década de 50, a educação física foi influenciada pela área médica (higienismo), pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico. Nesse mesmo período histórico, eram importados modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês.

Qual a influência da Educação Física escolar no Brasil?

  • No século XX, a educação física escolar no Brasil sofreu influências de correntes filosóficas, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Até a década de 50, a educação física foi influenciada pela área médica (higienismo), pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico.

Qual a tendência da Educação Física?

  • - PSICOMOTORA: nessa tendência, a educação física está envolvida com o desenvolvimento da criança, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.

Postagens relacionadas: