adplus-dvertising

Quais as principais características da Educação Física nos anos 90?

Índice

Quais as principais características da Educação Física nos anos 90?

Quais as principais características da Educação Física nos anos 90?

Na década de 90 a Educação Física escolar passou a ser concebida a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB – 9394/96) como “componente curricular”, deixando de ser considerada uma “prática”.

Quais foram as diferentes concepções pedagógicas para trabalho da Educação Física a partir das décadas de 80 e 90?

Educação Física na atualidade, a partir de 1980 Entre essas diferentes concepções pedagógicas pode-se citar: a psicomotricidade; desenvolvimentista; saúde renovada; críticas; e mais recentemente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) (Brasil., 1997).

Quais são as principais características da educação física atualmente?

Uma das principais características da Educação Física na Escola é de educar através do movimento, contribuindo para o desenvolvimento de todo potencial do educando, unindo aspectos físicos, mentais e sociais. ... Seus alunos, 36,1%, afirmaram que o aspecto mais importante é desenvolver a saúde, integração e movimento.

Quais são as principais características da educação física romana?

Em Roma, tanto na época republicana como na imperial, quebrou-se o conceito integral da educação física, que se limitou a uma ginástica higiénica e de saúde em termas e palestras. A preparação física só fazia parte da instrução dos soldados a partir dos 14 anos.

O que caracteriza a educação física na década de 70?

Nos anos 70 a educaçao fisica foi marcada pela ditadura militar , ela nao era usada pra fins educativos mas sim como propaganda do governo, que estava voltado para os esportes de alto rendimento,o governo investiu forte no nacionalismo, na interaçao entre os estados e na segurança nacional.

Quais as principais reformas educacionais da década de 90?

Essas reformas que foram impostas no decorrer da década de 90 na América Latina e especificamente no Brasil tinham como principais fundamentos a descentralização, a autonomia escolar, a co-gestão da comunidade dentre outros aspectos que nos levam a compreender que essas orientações estão diretamente articuladas com o ...

Quando começou a educação física?

  • Até a década de 50, a educação física foi influenciada pela área médica (higienismo), pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico. Nesse mesmo período histórico, eram importados modelos de práticas corporais, como os sistemas ginásticos alemão e sueco e o método francês.

Quais mudanças ocorreram na educação física escolar?

  • Na década de 80, ocorreram profundas mudanças. A educação física escolar, que estava voltada mais para os alunos de 5ª a 8ª série, começou a ser direcionada para a pré-escola e para os alunos de 1ª a 4ª série. O objetivo agora era o desenvolvimento psicomotor do aluno.

Qual a tendência da Educação Física?

  • - PSICOMOTORA: nessa tendência, a educação física está envolvida com o desenvolvimento da criança, com os processos cognitivos, afetivos e psicomotores, buscando garantir a formação integral do aluno.

Qual a influência da Educação Física escolar no Brasil?

  • No século XX, a educação física escolar no Brasil sofreu influências de correntes filosóficas, tendências políticas, científicas e pedagógicas. Até a década de 50, a educação física foi influenciada pela área médica (higienismo), pelos militares ou acompanhou mudanças no próprio pensamento pedagógico.

Postagens relacionadas: