adplus-dvertising

Quais seus principais agentes causadores da necrose caseosa?

Índice

Quais seus principais agentes causadores da necrose caseosa?

Quais seus principais agentes causadores da necrose caseosa?

A necrose caseosa é um tipo especial de necrose que possui alguns agentes causadores, como Francisella tularensis, Histoplasma capsulatum, Paracoccidioides brasiliensis, e Mycobacterium tuberculosis (Bacilo de Koch – o causador da tuberculose), sendo o último o mais frequente.

São características da necrose?

Necrose indica morte celular ou de tecidos no organismo. Sabe-se que o processo de necrose envolve também o processo inflamatório no local. Várias são as causas de necrose, entre elas, diminuição do aporte de sangue ou falta de oxigenação com a presença de toxinas e enzimas que levam à morte celular.

Quais as características fundamentais para que ocorra necrose?

A necrose pode ocorrer por conta de agentes físicos como ação mecânica, temperatura, efeitos magnéticos, radiação; agentes químicos, como tóxicos, drogas, álcool, etc. e agentes biológicos, como infecções virais, bacterianas, micóticas, parasitárias ou insuficiência circulatória.

Quais são os principais constituintes do granuloma da tuberculose?

TUBERCULOSE. OBSERVE VÁRIOS GRANULOMAS CONFLUENTES, CONSTITUIDOS POR MACRÓFAGOS E CÉLULAS GIGANTES MULTINUCLEADAS (TIPOS CORPO ESTRANHO OU LANGHANS), QUE DELIMITAM ÁREA DE NECROSE CASEOSA, EOSINOFÍLICA E AMORFA, COM RESTOS NUCLEARES BASOFÍLICOS (CANTO INFERIOR ESQUERDO).

Qual o tipo de inflamação típica da tuberculose?

A resposta inflamatória Th1 é a principal responsável pela proteção contra o Mycobacterium tuberculosis (Mtb), sendo o interferon-gama a citocina importante no mecanismo de proteção, o que pode originar métodos diagnósticos mais precisos para a TB.

Quais são as características celulares da morte por necrose?

NECROSE. A necrose se caracteriza pelo tamanho celular aumentado (edema), alterações nucleares (picnose, cariorréxis, cariólise), membrana plasmática danificada e extravasamento de conteúdo celular para fora da célula, além do aumento da eosinofilia.

Quais são as características da apoptose?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

Quais são os tipos de necrose?

  • Tipos de necrose. Estes são alguns dos principais tipos de necrose: Necrose de coagulação: também conhecido por "necrose isquêmica", consiste na falta de fornecimento sanguíneo para o tecido orgânico. Ocorre devido a perda de sangue. Necrose de liquefação: ocorre em infartos cerebrais e em infecções, principalmente bacterianas.

Por que a necrose é patológica?

  • Basicamente, a necrose se caracteriza por ser exclusivamente patológica, ter rompimento de membrana e ser um mecanismo de morte coletiva, enquanto a apoptose é uma morte celular individual programada, sem rompimento de membrana e podendo ser patológica ou fisiológica.

Quais são os processos necróticos?

  • Os grandes processos necróticos podem ser encapsulados ou sequestrados por tecido conjuntivo, que permanece na periferia do tecido morto, sem penetrar em seu cerne. O material necrótico pode, na pele ou em órgãos ocos, ser eliminado deixando cavidades, são as denominadas úlceras.

Qual a diferença entre necrose e apoptose?

  • Necrose e Apoptose. Ambos são tipos de mortes celulares, no entanto, diferente da necrose, a apoptose é a morte celular programada. A grande diferença está no fato da necrose ser formada sempre através de consequências patológicas, enquanto que a apoptose pode surgir como consequência de processos fisiológicos normais do organismo.

Postagens relacionadas: