adplus-dvertising

O que caracteriza concorrência desleal?

Índice

O que caracteriza concorrência desleal?

O que caracteriza concorrência desleal?

A concorrência desleal pode ser definida como uma prática ilícita de mercado, na qual utilizam-se técnicas ilegais e até mesmo abusivas para angariar clientela, em prejuízo dos seus concorrentes.

O que é concorrência desleal e como ela se caracteriza?

Concorrência desleal: é caracterizada quando a empresa usa de meios fraudulentos e desonestos para influenciar a clientela do concorrente, desviando a conduta moral, violando princípios da honestidade comercial, bons costumes e da boa-fé.

Quais os comportamentos do empresário que podem ser tipificados como concorrência desleal?

Grosso modo, a concorrência desleal pode ser caracterizada pela prática de atos causem confusão, denigram a imagem do concorrente, provoquem falsas alegações que induzam o consumidor a erro ou prejudique de alguma forma o concorrente.

O que é concorrência exemplos?

Um exemplo clássico de concorrência imperfeita é o cartel formado pelos países que têm as maiores reservas de petróleo, a OPEP, que dita preços e consegue direcionar o mercado. O Monopólio acontece quando uma única empresa oferece determinado produto ou serviço.

O que caracteriza desvio de clientela?

O crime de concorrência desleal, na modalidade desvio de clientela alheia, está tipificado no art. 195, III, da lei 9.279/96. Nesse dispositivo determina-se que comete concorrência desleal quem "emprega meio fraudulento, para desviar, em proveito próprio ou alheio, clientela de outrem.".

Como se preparar para encarar a concorrência?

5 dicas para lidar com os seus concorrentes

  1. Conheça seus adversários. Faça uma pesquisa sobre o perfil da concorrência no mercado e analise friamente seus maiores erros e acertos. ...
  2. Evite guerras de preços. ...
  3. Aprenda com exemplos ao seu redor. ...
  4. Seja ético. ...
  5. Fique atento.

Como se entender a concorrência desleal?

  • Este exemplo é o mais comum para se entender a concorrência desleal, mas, não se restringe apenas a isso. Recentemente a 22ª câmara Cível do TJ/RJ condenou a agência de viagens online Hotel Urbano a indenizar o site de e-commerce Groupon em R$ 50 mil por danos morais por concorrência desleal.

Quais os crimes de concorrência desleal?

  • Os crimes de concorrência desleal estão previstos no no artigo 195 da Lei da Propriedade Industrial. CRUZ, André Santa. Direito empresarial. 8. ed. Rio de Janeiro: Forense; São Paulo: MÉTODO, 2018.

Quais são exemplos de atos de concorrência desleal genérica?

  • Constituem-se, pois, exemplos de atos de concorrência desleal genérica a sonegação de impostos, o desrespeito aos direitos do consumidor (fabricação produtos em desacordo com as normas técnicas publicadas pelo INMETRO), dentre outros.

Como funciona a concorrência regularmente praticada?

  • Isso porque, a concorrência regularmente praticada, beneficia tanto o consumidor, que tende a adquirir produtos e serviços por preços mais baratos, como o empresário, que poderá maximizar a oferta de bens e serviços (PIMENTEL, 2007, p.58).

Postagens relacionadas: