adplus-dvertising

Qual sabor da pitanga?

Índice

Qual sabor da pitanga?

Qual sabor da pitanga?

De sabor agradável, que varia entre o doce e o ácido, a Pitanga é uma fruta que conquista admiradores por todo mundo. Muito versátil, pode ser consumida in natura, ou utilizada para o preparo de polpas, sucos, sorvetes, picolés, doces, licores e ainda fermentados.

Como são as frutas da pitangueira?

As pitangas são frutas que medem de 2 a 3 cm de diâmetro e possuem um formato arredondado e achatado nas extremidades. A fruta possui um sabor agridoce, polpa aquosa e perfumada. Sua casca também pode apresentar outras cores, podendo ser alaranjada ou branca.

Como nasce uma pitanga?

A partir de agosto a árvore fica cheia de flores brancas que começam a cair, e delas se formam bolinhas verdes da onde nascem as pitangas que irão ficar maduras em média 60 dias após a floração. Da sua polpa se obtém geléias, vinhos, doces e licores.

Para que serve o fruto da pitanga?

Esta fruta ajuda a manter a pele saudável e bonita e a boa visão, além de ser muito útil para ajudar a emagrecer porque tem poucas calorias, é nutritiva e tem ação diurética, reduzindo o inchaço do corpo. A pitanga pode ser consumida na sua forma natural ou utilizada em doces, geleias, sorvetes e refrescos.

Quais são os tipos de pitanga?

Também recebe os nomes de: Pitanga vermelha, Pitanga preta, Pitanga branca (por causa do tronco), Pitanga rosa, Pitanga miúda, Pitanga-uva, cereja do mato, Moranguinha de arvore, e Ginga na região amazônica.

Quais são as características da pitanga?

Características da pitanga: Atinge entre 6 e12 m de altura, dotada de copa pouco globosa, tronco tortuoso e liso medindo de 30 a 50 cm de diâmetro. Folhas opostas, simples e brilhantes na face superior. Flores solitárias ou inflorescências de cor branca e frutos vistosos, brilhantes e sulcados.

O que fazer para pitangueira dar frutos?

Ah, aqui vai um truque para conseguir frutas maiores e mais doces: regue a pitangueira todo dia durante as três semanas depois da floração. Como acontece com muitas frutíferas, mais água se transformará em uma colheita mais exuberante.

Quando dá fruto a pitangueira?

O tronco liso, com até 50 centímetros de diâmetro, é madeira pesada, dura, compacta e de longa durabilidade natural. Considerada planta semidecídua, a pitangueira é frequente em solos úmidos e floresce entre agosto e novembro, com amadurecimento dos frutos entre os meses de outubro e janeiro.

O que fazer com o caroço da pitanga?

Para fazer o congelamento, basta remover os caroços, bater a polpa no liquidificador e congelar em forminhas de gelo ou potes plásticos.

Quem tem pressão alta pode tomar chá de pitanga?

As folhas de pitangueira já eram usadas pelos índios guarani contra diarreia, má digestão e tônico estimulante. O seu chá é indicado em casos de depressão, pressão arterial descontrolada (tanto é eficaz em casos de pressão baixa quanto alta, pois acalma e equilibra essa função orgânica), agitação e tristeza profunda.

Como consumir o fruto da Pitanga?

  • O seu fruto, a pitanga, deve ser consumido bem maduro. Possui vitamina A, vitamina C e também minerais, como fósforo, cálcio e ferro. A pitanga é suculenta, mas o seu gosto varia muito consoante a planta; alguns frutos têm um sabor um pouco resinoso, sobretudo quando acabamos de comer o fruto.

Qual a origem da Pitanga?

  • A pitanga, espécie nativa da Mata Atlântica, tem em seu nome origem tupi-guarani – “pyrang” que significa vermelha . A fruta carnosa e aquosa, de cor vermelha (mais comum), amarela ou preta, tem sabor agridoce e já era apreciada pelos indígenas, bem como pelos primeiros colonizadores do Brasil.

Qual o sabor da Pitanga?

  • De sabor agradável, que varia entre o doce e o ácido, a Pitanga é uma fruta que conquista admiradores por todo mundo. Muito versátil, pode ser consumida in natura, ou utilizada para o preparo de polpas, sucos, sorvetes, picolés, doces, licores e ainda fermentados.

Quais são as flores de Pitanga?

  • As flores são brancas e pequenas , tendo utilidade melífera (apreciada por abelhas na fabricação do mel). A planta é cultivada tradicionalmente em quintais domésticos. O seu plantio é feito simplesmente pela colocação de um caroço de pitanga no solo ou pelo transplante de uma muda até o local adequado ou por meio do próprio fruto.

Postagens relacionadas: