adplus-dvertising

Quando as emoções adoecem o corpo?

Índice

Quando as emoções adoecem o corpo?

Quando as emoções adoecem o corpo?

Associadas principalmente a maus hábitos alimentares e sedentarismo, as doenças do corpo estão mais conectadas aos sentimentos e emoções do que podemos imaginar. Raiva, tristeza, mágoa, apego e frustrações são só algumas das emoções que predispõem o organismo a dores, infecções e até tumores.

Como a tristeza afeta o corpo?

Mudanças no apetite e no peso, fadiga, dores na cabeça e no corpo, tensão na nuca e nos ombros e até imunidade baixa podem fazer parte do quadro de tristeza.

Qual a repercussão desses sentimentos sobre o nosso corpo?

  • Dependendo do tipo de sentimento que nos invade, veremos uma repercussão em alguma parte de nosso corpo. Há várias décadas, tem crescido o interesse pela relação entre as emoções, os pensamentos negativos e o corpo físico. A comunidade científica já aceitou a inegável influência que esses fatores “invisíveis” têm sobre o nosso corpo.

Por que os pensamentos negativos influenciam o nosso corpo?

  • Além disso, os pensamentos negativos que alimentamos também podem influenciar o nosso bem-estar. A relação entre as emoções, os pensamentos negativos e o nosso corpo é bem conhecida pela sabedoria popular. Algo que percebemos graças à experiência e ao instinto.

Como isso é possível acontecer no corpo?

  • Sim, isso é possível acontecer, como explica a psicóloga Rita Calegari, da Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo: "Nosso corpo é um sistema único - a parte física e a emocional não estão desassociadas uma da outra - o que afeta o corpo mexe na emoção, o que afeta a emoção, mexe no corpo".

Como você pode sofrer uma dor emocional?

  • Como, por exemplo, ao sofrer uma grande dor emocional, como a perda de um ente querido, alguém pode sofrer um ataque cardíaco ou um derrame, o que pode até levar à morte. Mas, quando as emoções não são tão intensas, é um pouco mais difícil notar a relação entre elas e o estado da nossa saúde.

Postagens relacionadas: