adplus-dvertising

Qual era o objetivo do movimento barroco?

Índice

Qual era o objetivo do movimento barroco?

Qual era o objetivo do movimento barroco?

Enquanto o Renascimento buscava a perfeição — tanto humanista quanto da natureza — por meio de austeridade, harmonia, equilíbrio e formalidade, o Barroco tinha como principal objetivo atingir as emoções daqueles que viam as obras, independentemente do que seria necessário para conseguir isso.

Qual o objetivo da Igreja Católica em relação ao barroco?

A Igreja Católica, ao contrário dos Protestantes - que aboliram os santos de suas Igrejas - atribuiu um papel especial às artes: representar a história da religião cristã através da arte seria de maior eficácia do que contá-la. O barroco pode ser considerado como a arte da Contra-Reforma. ...

Qual movimento religioso impulsionou o barroco?

Movimento artístico nascido na Itália Foi impulsionado pela igreja católica, uma das principais instituições da época. Nascida no final do século XVI, se estendendo até o início do século XVIII, a arte barroca acontece em diferentes épocas em cada país.

Qual a relação entre a arte barroca e a igreja católica?

A conexão entre a arte barroca e religião Assim como para a igreja católica, que fez uso do estilo como um mediador entre o mundano e o divino, atuando em defesa da fé cristã. Tanto a arte quanto a religião eram vistos como meios que guiavam o fiel para estados de espírito semelhantes.

Por que a igreja católica recorria às artes?

Igreja recorria à pintura e a escultura para narrar histórias bíblicas ou comunicar valores religiosos aos fiéis. A arte na idade média possui duas vertentes: a românica e a gótica. O românico prevaleceu por toda a alta idade média, mas na ultima fase do período medieval aparece o gótico, uma arte de raiz germânica.

Quais são as principais características do barroco brasileiro?

O barroco no Brasil está associado a obras produzidas no período de 16. ... As principais características da literatura barroca são o fusionismo, o cultismo e o conceptismo. No Brasil, os dois principais escritores desse estilo são Gregório de Matos (1636-1696), autor de poesias sacras e satíricas, além de Pe.

O que foi o movimento do barroco?

Barroco foi um movimento artístico que surgiu na Europa no final do século XVI e se difundiu para a América Latina. ... O Barroco apareceu como oposição ao Renascimento, que primava pela harmonia e simplicidade. O movimento nasceu em uma época caracterizada pelo dualismo entre teocentrismo e antropocentrismo.

Quais foram os motivos históricos para o surgimento do barroco?

O contexto histórico do barroco está totalmente associado ao catolicismo. Afinal, a Igreja Católica se sentia ameaçada pela Reforma Protestante de Martinho Lutero e perdia seu poder e domínio no século XVI. ... Logo, a arte barroca surgiu como uma resposta da Igreja Católica para não perder sua hegemonia.

Como se desenvolveu o movimento artístico barroco?

  • Foi nesse contexto que se desenvolveu o movimento artístico chamado Barroco, numa arte eclesiástica que desejava propagar a fé católica. Em nenhuma época se produziu um número tão grande de igrejas e capelas, estátuas de santos e monumentos sepulcrais.

Qual o contexto do Barroco?

  • Contexto O Barroco foi um período do século XVI marcado pela crise dos valores Renascentistas, gerando uma nova visão de mundo através de lutas religiosas e dualismos entre espírito e razão. O movimento envolve novas formas de literatura, arte e até filosofia. No campo religioso, a ...

Quem é o autor do Barroco no Brasil?

  • Em Portugal, o Barroco vai de 15. Padre Antônio Vieira é o principal autor do Barroco literário no país, no entanto, passou a maior parte de sua vida no Brasil. Sua Principal obra " Os Sermões " constituem um mundo rico e contraditório.

Por que o Barroco não se limitou ao mundo católico?

  • Ainda que alimentado pelo movimento contrarreformista, o Barroco não se limitou ao mundo católico, afetando também áreas protestantes como a Alemanha, Países Baixos e Inglaterra, mas por outros motivos, descritos adiante.

Postagens relacionadas: