adplus-dvertising

O que os artistas renascentistas buscavam representar?

Índice

O que os artistas renascentistas buscavam representar?

O que os artistas renascentistas buscavam representar?

Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como: harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo).

O que os artistas renascentistas queriam resgatar?

a renascença buscava recuperar uma visão de mundo que havia sido deixada de lado com o forte sentimento religioso desenvolvido na Idade Média.

Qual a importância dos artistas renascentistas?

  • As obras renascentistas tinham como principais características o antropocentrismo, ou seja, a valorização das capacidades do homem, além da ciência, razão, naturalismo, hedonismo e universalismo. Para compreender a importância dos artistas do Renascimento, é fundamental conhecer o contexto histórico no qual surgiu o Movimento Renascentista.

Quem é o pintor renascentista?

  • Conhecido como “Príncipe dos Pintores”, pautava suas obras no humanismo renascentista, com aspectos de delicadeza, suavidade e perfeição das formas. Ao lado de Leonardo da Vinci e Michelangelo Buonarroti, formava a célebre tríade dos principais artistas do renascimento.

Quais são os principais artistas do Renascimento?

  • Principais Artistas do Renascimento. Giotto di Bondone: pintor e arquiteto italiano, os traços realistas expressados em suas obras fazem dele um dos percussores do movimento renascentista. Entre suas principais obras pode-se destacar a Madonna de todos os santos, O Beijo de Judas, A Lamentação e Julgamento Final.

Qual a base da cultura renascentista?

  • A base da cultura renascentista era o humanismo, movimento que apresentava como principais características: Antropocentrismo: homem como o centro do universo. Resgate da cultura e dos estudos da Antiguidade Clássica.

Postagens relacionadas: