adplus-dvertising

O que avaliar na leitura?

Índice

O que avaliar na leitura?

O que avaliar na leitura?

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  • fluência de leitura em voz alta;
  • quantidade de páginas lidas por semana;
  • variedade das leituras escolhidas;
  • compreensão de texto.

Como avaliar a interpretação de texto?

Evitar questionamentos que induzem o leitor a devolver o que foi lido, evitando as rotineiras cópias; Peça para o aluno expor o tema por escrito com suas próprias palavras; Solicitar a exposição oral do que foi compreendido, verificando se a compreensão do sentido original não foi desviada.

Qual a maior dificuldade em interpretação de texto?

Uma das maiores dificuldades de quem precisa ler muito é a falta de concentração. Quem tem dificuldades para interpretar textos e fica lendo e relendo sem entender nada pode estar sofrendo de um mal que vem crescendo na população da era digital.

Como avaliar a produção de texto dos alunos?

Ao avaliar uma redação, o professor não deve sobrecarregar o aluno, exigindo que seja perfeita. É aconselhável que aponte as principais falhas do texto. À medida que o aluno for melhorando a escrita, o professor poderá, então, apontar falhas secundárias que deverão ser corrigidas.

O que dificulta a interpretação de texto?

Falta de vocabulário: outro fator que influencia negativamente na interpretação de texto é a falta de vocabulário. Procure ler o máximo possível e busque se familiarizar com palavras que ainda não fazem parte de seu repertório.

Qual é a interpretação do texto?

  • A interpretação é a resposta que você dará ao texto, depois de compreendê-lo (sim, é preciso “conversar” com o texto para haver a interpretação de fato). É formada então o que se chama “fusão de horizontes”: o do texto e o do leitor. A interpretação supõe um novo texto. Significa abertura, o crescimento e a ampliação ...

Como avaliar o trabalho com o texto?

  • A partir daí, deve-se pensar em como o trabalho com o texto é feito em sala de aula, e mais, em como o texto é avaliado dentro dela. Avaliar é averiguar como anda a realização de um processo.

Por que o texto deve ser avaliado como bom ou ruim?

  • Um texto, por exemplo, não deve ser avaliado apenas como bom ou ruim, segundo Antunes, 2006, pois esse tipo de avaliação na maior parte das vezes, se não supõe uma correção anterior, e até mesmo se supõe, não fará sentido para aquele

Como fazer a análise interpretativa?

  • Fazer a análise interpretativa é ir além das palavras lidas e do texto estabelecido: é intervir na narrativa, analisando-a criticamente e estabelecendo relações contextuais.

Postagens relacionadas: