adplus-dvertising

Qual foi o motivo que atrapalhou a difusão do basquete no Brasil?

Índice

Qual foi o motivo que atrapalhou a difusão do basquete no Brasil?

Qual foi o motivo que atrapalhou a difusão do basquete no Brasil?

Isso atrapalhou a difusão do basquete entre os rapazes, movidos pelo forte machismo da época. ... Para piorar, havia a forte concorrência do futebol, trazido em 1894 por Charles Miller, e que se tornou a grande coqueluche da época entre os homens.

Que dificuldades o professor Augusto Shaw encontrou ao implementar o basquetebol no Brasil?

Aos poucos o persistente Augusto Shaw foi convencendo seus alunos de que o basquete não era um jogo de mulheres. Quebrada a resistência, ele conseguiu montar a primeira equipe do Mackenzie College, ainda em 1896.

Quem foi Augusto Shaw?

Augusto Shaw ou Augusto Louis foi quem trouxe o basquete para o Brasil. Nascido em Nova York, o americano teve o primeiro contato com a modalidade em 1896, após completar o curso de Artes Page 4 na Universidade de Yale.

Em que ano o basquete chega ao Brasil?

A prática do basquete no Brasil começou quando o norte americano Augusto Louis introduziu o desporto na Associação Atlética Mackenzie College de São Paulo, em 1896. No Rio de Janeiro, no ginásio da rua da Quitanda nº 47, no Centro da cidade, em 1912, aconteceu o primeiro torneio de basquete.

O que significa dizer que o basquete não tem aceitação popular no Brasil?

Mas, infelizmente, esse esporte não tem aceitação popular em nosso país, de modo que sua prática se restringe às escolas e aos clubes, como ocorre com o handebol.

Como foi a aceitação do basquete no Brasil?

O Basquete no Brasil Em 1896, um professor americano chamado Augusto Shaw foi convidado para lecionar no Colégio Mackenzie em São Paulo e introduziu o jogo no país. Os primeiros torneios de basquete aconteceram em 1912 e o primeiro clube a adotar a modalidade foi o América do Rio de Janeiro, no ano seguinte.

Quem foi Augusto Shaw e James Naismith?

O desporto criado por James Naismith em 1891 nos EUA tornou-se um dos representantes mais legítimos de toda a cultura esportiva daquele país, e foi introduzido no Brasil duas décadas mais tarde por Augusto Shaw; e caracteriza-se pela coletividade, pela oposição e a cooperação, sendo composto por habilidades específicas ...

Qual a importância de Augusto Shaw para o esporte brasileiro?

O Brasil foi um dos privilegiados por conhecer o basquete, e a pessoa responsável por trazer o esporte foi o Norte-Americano Augusto Shaw que em 1896 veio ao Brasil para ser professor de Artes no Mackenzie College só que ele não trouxe apenas livros, mas também uma bola de basquete.

Como desenvolver o basquete brasileiro?

  • Liderar o processo de desenvolvimento do basquete brasileiro junto às entidades filiadas, clubes e atletas em todo o território nacional, procurando voltar a ser o 2º esporte do Brasil, representando a modalidade com excelência e resultados expressivos em eventos internacionais.

Quando foi técnico de basquetebol?

  • Criou o basquete em 1891, mas conseguiu o diploma de Ed. Física somente em 1910. Foi professor e diretor universitário em diversas áreas, além de técnico de basquetebol, carreira que encerrou em 1912, com 53 vitórias e 58 derrotas. Faleceu em 1940, aos 79 anos.

Qual a característica do basquetebol?

  • O basquetebol, como toda modalidade esportiva coletiva tem como característica básica o confronto entre duas equipes que se dispõem pelo terreno de jogo e se movimentam com o objetivo de vencer, alternando situações de defesa e ataque.

Quando começou o jogo de basquetebol?

  • O formato atual passou a ser utilizado em 1898. O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM. Cerca de duzentas pessoas viram os alunos vencerem os professores por 5 a 1.

Postagens relacionadas: