adplus-dvertising

Quais os fatores que influenciam a condutividade da água?

Índice

Quais os fatores que influenciam a condutividade da água?

Quais os fatores que influenciam a condutividade da água?

A capacidade da água de conduzir uma corrente elétrica é denominada condutividade e depende da concentração dos íons presentes na solução: cátions e ânions. Depende também da temperatura e por isso essas medidas devem estar sempre associadas.

O que aumenta a condutividade?

A variação na temperatura de um material condutor elétrico pode alterar sua condutividade. Essa variação ocorre em virtude da excitação térmica dos átomos dos materiais condutores, o que é diretamente proporcional à temperatura crescente.

Como diminuir a condutividade elétrica da água?

Reduzir a condutividade da água de alimentação com a utilização de filtros de areia e carvão ou a utilização de um osmose reversa.

Qual a importância de se analisar a condutividade na água?

Valores de condutividade elétrica da água são utilizados há décadas como indicativos da qualidade da água, com sua representação pelo Sistema Internacional em unidades miliSiemens por cm2 (mS/cm2) ou micro Siemens por cm2 (uS/cm2).

O que causa a condutividade elétrica?

Temperatura. A influência deste parâmetro nas leituras de condutividade se dá pela forma como a temperatura afeta os íons de uma solução. Quando uma solução está em uma temperatura mais alta, os íons ficam excitados, a resistência cai e a condutância aumenta.

Como aumentar a condutividade elétrica?

A dopagem consiste na adição de pequenas quantidades de substâncias químicas na estrutura do polímero as quais promovem o aumento da condutividade elétrica do mesmo e pode ser feita por dois processos, ambos em solução: químico ou eletroqufmico.

Qual a importância da condutividade elétrica da água?

As medições de condutividade elétrica podem ser usadas para determinar a salinidade em diferentes águas. Isso significa que uma medição de condutividade elétrica só pode ser usada para determinar com precisão a salinidade de amostras como a água do mar.

Qual a condutividade elétrica da água?

Quanto aos valores de condutividade, não estão referenciados por esta portaria. Entre as amostras obtivemos uma média de 134,16 µS/cm. A turbidez indica a transparência da água. ... Segundo a Portaria nº 2.914/011, o valor má- ximo permitido para a turbidez de água potável é de 5,0 NTU.

Qual a condutividade elétrica da água?

  • A condutividade elétrica da água representa um parâmetro físico utilizado para obtenção das características de determinado meio líquido, em termos de águas subterrâneas, trata-se de um processo relativamente fácil e rápido para se caracterizar o meio. De um modo geral, reflete a capacidade da água conduzir corrente elétrica.

Como determinar a condutividade de uma água?

  • Nas águas residuais, a presença de matéria orgânica não provoca o aumento da condutividade. Para proceder à determinação da condutividade de uma água é necessária uma célula condutimétrica ligada a uma ponte de Wheatstone. Quanto mais quente é uma água mais liberdade de movimento têm os iões, que são os condutores da corrente eléctrica.

Qual a condutividade térmica da água e vapor?

  • Condutividade térmica da água e do vapor. Água e vapor são um fluido comum usado para troca de calor no circuito primário e no circuito secundário. Engenharia Térmica

Qual a condutividade da água destilada?

  • Note-se que à medida que a distância entre eléctrodos aumenta, a resistência à transferência de electrões na água destilada aumenta consideravelmente. Este facto evidencia ainda mais a baixa condutividade da água destilada. Quando se adiciona o sal (NaCl) ao sistema, a condutividade do sistema aumenta consideravelmente.

Postagens relacionadas: