adplus-dvertising

O que atua no transporte de substâncias dentro da célula?

Índice

O que atua no transporte de substâncias dentro da célula?

O que atua no transporte de substâncias dentro da célula?

O retículo endoplasmático é um sistema de membranas existentes no citoplasma das células eucarióticas. Ele tem por função atuar na síntese e no transporte de substâncias pela célula.

Quais são as organelas capazes de transformar o álcool em uma substância menos tóxica para o organismo?

Outro ator nessa importante epopeia etílica é o nosso fígado, principal órgão responsável em metabolizar as substâncias tóxicas que são lançadas na corrente sanguínea. Os hepatócitos, células do fígado, são ricos em organelas especializadas em promover a quebra do álcool em substâncias menos nocivas à nossa saúde.

O que é responsável pela eliminação de substâncias tóxicas?

O sistema excretor - também conhecido como sistema urinário - é o responsável pela excreção. Esse processo é o mecanismo utilizado pelo organismo para a eliminação de substâncias tóxicas e/ou em grande quantidade.

Como ocorre o transporte de substâncias?

  • O transporte de substâncias consiste na condução de água, sais, produtos orgânicos do metabolismo e gases, como condição necessária para um dado curso do metabolismo. Realiza-se de célula em célula, graças aos seus poros (intercelular), e facilita o total desenvolvimento de funções de várias delas.

Como são transportadas as substâncias orgânicas?

  • As substâncias orgânicas (açúcares, lípidos, proteínas, alcaloides e hormonas) são transportadas através do parênquima dos feixes medulares e dos túbulos filtrantes vivos. Nos animais, as reações metabólicas consumidoras de energia participam no transporte de substâncias. Nos animais inferiores pode, todavia, realizar-se por condução simples de ...

Qual é o processo de transporte ativo?

  • Processo de transporte ativo e principais características. Este processo envolve uma proteína transportadora denominada bomba, que executa o transporte carregando uma substância, através da membrana celular, de uma área de menor concentração para outra de maior concentração.

Como funciona o sistema de transporte à distância?

  • Nas plantas estabelece-se frequentemente o sistema de transporte à distância: o sistema intercelular, que atravessa toda a planta, permite a condução dos gases ( dióxido de carbono, oxigénio e vapor de água) apenas por difusão, sem participação ativa da planta.

Postagens relacionadas: