adplus-dvertising

O que atrai a ênclise?

Índice

O que atrai a ênclise?

O que atrai a ênclise?

Próclise

  1. Palavras com sentido negativo sempre irão atrair o pronome para junto de si. ...
  2. Os advérbios talvez, ontem, aqui, ali e agora atraem o pronome. ...
  3. Os pronomes relativos (quem, qual, que, cujo, onde, quando) pedem o uso de próclise.

Porque atrai pronome?

Obs.: se o porque for substituível pela palavra que (caso em que será explicativo), não atrairá o pronome. Exemplo: Fique quieta já, porque (que) chamaram-na de desequilibrada; Pronomes relativos (que, quem, o qual, a qual, quanto, onde, etc.). Exemplos: Onde se estabeleceu a desordem?; Eis a moça a quem me dirigi.

Quando se deve usar próclise?

Próclise é a colocação do pronome antes do verbo....Nas situações em que se requer a ênclise:

  1. Verbo no imperativo afirmativo. Exemplo: Atenda-lhe os pedidos.
  2. Verbo no infinitivo impessoal. ...
  3. Verbo inicia a oração. ...
  4. Verbo no gerúndio.

Quando o se é pronome?

O pronome se será reflexivo, quando o sujeito praticar a ação sobre si mesmo; será reflexivo recíproco, quando um elemento praticar a ação sobre outro, e o outro praticar a ação sobre o "um". Geralmente o pronome se complementa verbo transitivo direto; raramente, verbo transitivo indireto.

Quais são as palavras atrativas da próclise?

Usa-se a próclise, obrigatoriamente, quando houver palavras atrativas. São elas: Palavras de sentido negativo: Você nem se preocupou com meus problemas!...Outros usos da próclise:

  • Em frases exclamativas e/ou optativas (que exprimem desejo) ...
  • Em frases com preposição em + verbo no gerúndio:

Por que a partícula se é a melhor escolha?

  • Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. A partícula SE como CONJUNÇÃO. Veja os exemplos: Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo. Não tenho certeza se esta é a melhor escolha.

Qual a função da partícula se?

  • Neste caso, a frase está na VOZ ATIVA REFLEXIVA, e a partícula “se” é pronome pessoal reflexivo. Sintaticamente, sua função é de OBJETO DIRETO. Os alunos riram-se. Em construções com esta, a partícula SE não possui função sintática, é chamada de expletiva, pois é usada apenas como um realce estilístico. Estarei aqui bem cedo, se tudo der certo.

Qual a partícula do verbo?

  • Ex: Discorda- se do fato. d) Partícula expletiva: não desempenha nenhuma função sintática ao se associar a verbos. e) Partícula integrante do verbo: ligada a verbos pronominais.

Qual a função da partícula “se” na língua portuguesa?

  • A partícula “se” assume várias funções na Língua Portuguesa: 1- Conjunção: a) Conjunção subordinativa integrante: a conjunção introduz orações subordinadas substantivas. Ex: Quero saber se ela virá à festa.

Postagens relacionadas: