Quais fatores podem alterar o pH da saliva?
Índice
- Quais fatores podem alterar o pH da saliva?
- Qual deve ser o pH da saliva?
- O que fazer para diminuir a acidez da boca?
- Como o pH da saliva pode interferir na composição do dente?
- Qual é a composição é o pH da saliva?
- Qual o pH do dente?
- Qual a importância do pH da saliva?
- Por que o pH 5 5 é considerado crítico para o esmalte dentário?
- O que pode ser um gosto azedo na boca?
- O que provoca acidez na língua?
- Qual o pH da minha saliva?
- Por que a saliva é ácida?
- Como a saliva ajuda na redução da acidez bucal?
- Como ocorre a ingestão de saliva?

Quais fatores podem alterar o pH da saliva?
A saliva ácida é aquela que apresenta um pH abaixo de 4,5. Pessoas que sofrem com refluxo gastroesofágico também podem apresentar alterações no pH da saliva. Nesse caso, além da presença de ácido lático, o ácido clorídrico, vindo do estômago, acaba retornando para a boca e provocando essa condição.
Qual deve ser o pH da saliva?
Os resultados do atual estudo sugerem que o tratamento e controle clínico do RLF permitem uma diminuição da acidez salivar, ou melhor, uma alcalinização mais próxima do fisiológico, pois o pH da saliva de adultos normais gira em torno de 8 e dos indivíduos com RLF em torno de 7,0-7,5.
O que fazer para diminuir a acidez da boca?
Água: A bebida ajuda a diminuir a acidez bucal e diminui a quantidade de bactérias na boca. Chicletes sem açúcar: Os chicletes aumentam a quantidade de saliva na boca, que neutraliza a acidez e protege o esmalte do dente. Após as refeições, é uma boa pedida se não tiver como escovar os dentes.
Como o pH da saliva pode interferir na composição do dente?
Dessa maneira, a saliva tem a capacidade de diminuir a acidez da cavidade bucal, o que contribui para a prevenção de cárie. No entanto, o desequilíbrio dessa função pode trazer problemas, conforme explica Igor. “O pH ácido altera a capacidade de remineralização do dente e facilita o desenvolvimento de cárie”.
Qual é a composição é o pH da saliva?
A escala de pH vai de 0 a 14, sendo que valor neutro é o 7. As substâncias denominadas como ácidas vão dos valores entre 0 e 7, já as básicas (alcalinas) são de 7 à 14. No caso de uma saliva saudável, deve apresentar um pH entre 6,8 e 7,2.
Qual o pH do dente?
As bactérias existentes em nossa saliva fermentam os carboidratos que ingerimos, e produz o ácido lático. Sendo assim, o pH da boca fica abaixo de 4,5 (ácido).
Qual a importância do pH da saliva?
“A saliva controla a acidez da boca, o PH bucal”, destaca ele. Para ficar mais claro: graças ao pH, a placa bacteriana tem mais dificuldade de se aderir aos dentes. É importante entender que esse potencial de hidrogênio é uma medida de acidez, tendo uma escala de 0 à 14, sendo o 7 considerado como neutro.
Por que o pH 5 5 é considerado crítico para o esmalte dentário?
Isso é importante, pois pequenas quantidades de hidroxiapatita se dissolvem na saliva (desmineralização), fenômeno que é intensificado quando o pH bucal fica algum tempo abaixo de 5,5 – considerado o valor crítico -, o que acaba por enfraquecer os dentes.
O que pode ser um gosto azedo na boca?
A presença de amargo, azedo, podre ou metálico no paladar é sintoma de uma alteração chamada disgeusia. O gosto ruim é persistente e ocorre de forma espontânea, sem a pessoa ter comido nada com aquele gosto. “É um sinal de que há algo de errado, mas nem sempre é mau hálito”, diz o especialista em halitose, Arany Tunes.
O que provoca acidez na língua?
A queimação surge porque ao se ingerir algo muito quente, a temperatura pode acabar provocando uma queimadura na língua, lábios, gengivas ou bochechas. Além disso, alimentos ácidos, como as frutas cítricas por exemplo ou comidas muito picantes, podem lesar a língua e causar uma sensação de queimação.
Qual o pH da minha saliva?
- O valor do PH neutro é 7, mas para uma saliva ser considerada ideal e saudável não precisa ter esse valor exato, pois há uma variação que pode ser entre 6,8 e 7,2. E por que devo me preocupar com o PH da minha saliva?
Por que a saliva é ácida?
- Afinal, como está em constante contato com toda com os dentes e tecidos bucais, se a saliva estiver ácida, ela pode causar problemas como os quais listamos a seguir. Quando o pH bucal está muito baixo e a boca fica ácida ela se transforma em ambiente propício para a proliferação de algumas bactérias.
Como a saliva ajuda na redução da acidez bucal?
- A saliva é muito importante na redução da acidez bucal ao evitar a proliferação dessas bactérias patogênicas. Atua também na proteção do esmalte dos dentes ao manter o PH neutro para evitar a desmineralização do esmalte devido à acidez produzida pelas bactérias.
Como ocorre a ingestão de saliva?
- Devido à ingestão de determinados alimentos que possuem carboidratos, por exemplo, as bactérias presentes na saliva iniciam um processo de fermentação, com produção de ácido lático. Essa reação faz com que haja uma diminuição do PH da saliva, o que o deixa ácido.