O que causa Tinea?
Índice
- O que causa Tinea?
- Porque o crescimento da candidíase é tão rápido?
- Como se pega a tinea cruris?
- Quais são os tipos de tinha?
- O que é o dimorfismo dos fungos?
- Quais alimentos estimulam a candidíase?
- Quando deve ser seguida a dieta para candidíase?
- Como prevenir o surgimento da candidíase?
- Por que a candidíase é considerada uma IST?

O que causa Tinea?
A tinea corporal é geralmente causada pelo fungo Trichophyton ou Microsporum. A infecção geralmente causa placas arredondadas e de cor entre rosa e vermelha, com bordas escamosas elevadas que tendem a permanecer claras na parte central. Por vezes, a erupção cutânea é pruriginosa.
Porque o crescimento da candidíase é tão rápido?
Do ponto de vista nutricional, Marchiori explica que a nossa alimentação diária pode contribuir para o crescimento da cândida, assim como para reduzir a colônia. "Quando consumimos alimentos ricos em açúcares livres, como bebidas açucaradas e similares, estamos favorecendo o crescimento desse fungo", diz ela.
Como se pega a tinea cruris?
A tinea cruris é uma infecção contagiosa transmitida por fômites, como toalhas, lençóis ou roupas contaminadas com o fungo. A micose na virilha também pode ocorrer como auto-contaminação pela micose dos pés (frieira).
Quais são os tipos de tinha?
Tipos de tinha
- Infestação da pele sobre o corpo - corporis da tinha do Tinea.
- Tinha do escalpe - capitis do Tinea.
- Infecção da região da face ou da barba - barbae do Tinea.
- Tinha do pé ou pé de atleta - pedis do Tinea.
- Sem-fim do anel do virilha - cruris do Tinea.
- A infecção do prego chamou o onychomycosis.
O que é o dimorfismo dos fungos?
Os fungos dimórficos são fungos que podem existir nas formas bolor, hifal, filamentosa, ou como levedura. Um exemplo é Penicillium marneffei: À temperatura ambiente, desenvolve-se como um bolor.
Quais alimentos estimulam a candidíase?
- Os produtos em conserva (picles e palmito), embutidos e todos os cogumelos (do champignon ao shiitake) também estimulam o crescimento fúngico e, portanto, devem ser evitados quando a candidíase entra em cena. A boa notícia é que existem alimentos com ação antifúngica comprovada, merecendo lugar de destaque no cardápio.
Quando deve ser seguida a dieta para candidíase?
- Esta dieta para candidíase deve ser seguida por no pelo menos 3 meses para alcançar os resultados pretendidos de melhora dos sintomas e prevenção de novas crises, e não exclui o uso de medicamentos receitados pelo médico. Mas para ter certeza de que se trata de candidíase faça aqui um teste rápido.
Como prevenir o surgimento da candidíase?
- Molhos prontos e temperos em cubos. Esses alimentos também contribuem para o desequilíbrio da flora intestinal, um dos principais mecanismos de defesa do corpo contra micro-organismos invasores. Além disso, o uso de antibióticos, corticoides e laxantes também pioram a flora intestinal e favorece o surgimento da candidíase.
Por que a candidíase é considerada uma IST?
- Embora a candidíase não seja considerada uma IST, ela pode ser transmitida por meio do contato sexual, principalmente para as genitálias e boca. Locais e roupas úmidos. O fungo a candidíase prefere locais úmidos, por isso a vagina é um local tão comum para essa infecção.