O que os filósofos pensam sobre a religião?
Índice
- O que os filósofos pensam sobre a religião?
- O que Nietzsche dizia sobre a religião?
- Como surgiu a filosofia da religião?
- Quais são os filósofos ateus?
- Qual período da história da filosofia que subordina o direito a religião?
- Quais as questões que são analisadas pela filosofia da mente?
- O que é a filosofia da história?
- Como saber se sou agnóstico?
- Qual a relação entre filósofos e religiosos?
- Qual a origem da filosofia da religião?
- Como a filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema?
- Como a filosofia complementa a religião?

O que os filósofos pensam sobre a religião?
Na filosofia da religião é onde ocorre o debate sobre a existência de Deus com a análise dos argumentos contra e a favor da existência de Deus, a filosofia da religião também se preocupa com a justificação e a epistemologia da crença e a relação da ciência com a religião.
O que Nietzsche dizia sobre a religião?
Nietzsche entende o Cristianismo enquanto negação da vida e/ou Religião da decadência. A crítica de Nietzsche ao Cristianismo tem como alvo o sujeito enquanto agente moral. Todavia, não é necessariamente uma crítica a Jesus, o Cristo, visto que, Nietzsche considerava Paulo o verdadeiro fundador do Cristianismo.
Como surgiu a filosofia da religião?
A expressão "filosofia da religião" surgiu a partir do século XIX, corresponde a parte da filosofia que focaliza em examinar racionalmente as explicações religiosas. ... E, todas as investigações filosóficas e científicas partiam do pressuposto de que a verdade já tinha sido revelada pelo próprio Deus.
Quais são os filósofos ateus?
Entre os ateus famosos estão o filósofo Friedrich Nietzsche e, entre os agnósticos, o ator Charlie Chaplin. O biólogo evolutivo Thomas Huxley – sim, ele é parente do escritor britânico Aldous Huxley – inventou a palavra “agnóstico” em 1884. Ela significa “desconhecido” em grego.
Qual período da história da filosofia que subordina o direito a religião?
As relações entre razão e fé e filosofia e teologia promovem um grande debate intelectual. Ainda na Antiguidade, no século II (decadência do Império Romano), surgiu a filosofia dos padres da Igreja, a Patrística. Essa filosofia, entretanto, era subordinada à teologia.
Quais as questões que são analisadas pela filosofia da mente?
Filosofia da mente é o estudo filosófico dos fenômenos psicológicos, incluindo investigações sobre a natureza da mente e dos estados mentais em geral. A filosofia da mente envolve estudos metafísicos sobre o modo de ser da mente, sobre a natureza dos estados mentais e sobre a consciência.
O que é a filosofia da história?
Filosofia da história é o estudo do processo histórico e de seu desenvolvimento. Também remete à reflexão sobre o conhecimento histórico, assim como às possibilidades e os modos de obtê-lo. Ela se preocupa com questionamentos básicos a respeito da história e de sua epistemologia.
Como saber se sou agnóstico?
Um agnóstico pode acreditar apenas por fé em algum deus ou deuses, ao mesmo tempo em que admite não ter conhecimento sobre a existência do(s) mesmo(s), podendo ser teísta se acreditar nos conceitos de deuses como descritos por alguma religião, ou deísta se for algo diferente desses moldes.
Qual a relação entre filósofos e religiosos?
- Diante da multiplicidade de filósofos e de fenômenos religiosos, uma relação única e definida limitaria a experiência filosófica e religiosa e contrariaria o princípio de movimento dinâmico ( devir) característico de ambas.
Qual a origem da filosofia da religião?
- “Filosofia da religião” é a parte da filosofia que se ocupa de examinar racionalmente as explicações religiosas. Ouvir: Filosofia da religião. Origem da Filosofia da Religião
Como a filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema?
- A filosofia e a religião buscam a resolução do mesmo problema básico, a questão do Ser, do que existe, do homem e seu dilema moral. As explicações e os métodos aplicados são diferentes, mas as respostas que buscam são idênticas.
Como a filosofia complementa a religião?
- Pensadores como Tomás de Aquino e Agostinho acreditam que a filosofia complementa a religião. O Portal Educação possui uma equipe focada no trabalho de curadoria de conteúdo. Artigos em diversas áreas do conhecimento são produzidos e disponibilizados para profissionais, acadêmicos e interessados em adquirir conhecimento qualificado.