adplus-dvertising

Onde está a sonda Cassini?

Índice

Onde está a sonda Cassini?

Onde está a sonda Cassini?

NASA termina a missão que revelou os segredos do sexto planeta do Sistema Solar. A sonda Cassini se desintegrou hoje na atmosfera de Saturno terminando uma missão de 20 anos que ajudou a desvendar os segredos do sexto planeta do sistema solar como nenhuma outra nave espacial tinha feito antes.

Quanto tempo a sonda Cassini demorou pra chegar em Saturno?

sete anos Dois empurrões e sete anos de percurso. Saturno não está "aqui do lado". Está a 1,4 bilhão de km da Terra. A Cassini partiu do Cabo Canaveral, nos EUA, em 15 de outubro de 1997 e levou quase sete anos para chegar até o astro.

Quanto tempo demora para chegar até Saturno?

será necessário para se chegar em saturno 29,5 anos.

Qual é o principal objetivo da sonda chinesa Tianwen?

Esta é a primeira missão interplanetária da China, bem como sua primeira sonda independente a Marte. O objetivo é, antes de tudo, validar as tecnologias de comunicação e controle no espaço profundo, colocar orbitador ao redor do planeta e realizar o pouso na superfície marciana.

Quando foi lançada a Cassini?

  • Quinze anos depois, em 1997, a Cassini foi lançada do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos. Antes de chegar ao planeta propriamente, a sonda passou duas vezes por Vênus e uma por Júpiter, onde teve alguns “empurrõezinhos” gravitacionais que a ajudaram a chegar em seu destino final.

Qual o combustível da Cassini?

  • Em primeiro lugar, saiba que o combustível da sonda está acabando: projetada inicialmente para funcionar até o ano de 2008, a Cassini ganhou um período extra de vida mais duas vezes até o último dia 15. Exatamente por isso, sua bateria feita de plutônio já está mais do que na prorrogação de seu funcionamento.

Qual a velocidade dos ventos de Cassini?

  • Estima-se que a velocidade dos ventos chegue a 560 km/h e a extensão seja de 8 mil km. De abril à setembro de 2017, Cassini fez 22 mergulhos numa região pouco conhecida localizada entre o planeta e seus aneis. A região permanecia inexplorada até então, mas graças à sonda foi possível investigar — e fotografar — o espaço de 2,4 mil quilômetros.

Por que a Cassini foi na órbita de Saturno?

  • Durante o tempo em que esteve na órbita de Saturno, a sonda Cassini também deu muita atenção para as luas do planeta, tendo feito o primeiro sobrevoo do satélite Febe (ou Phoebe) e tirando fotos em alta resolução do corpo rochoso.

Postagens relacionadas: