adplus-dvertising

O que aconteceu com a empresa Arthur Andersen?

Índice

O que aconteceu com a empresa Arthur Andersen?

O que aconteceu com a empresa Arthur Andersen?

Em 2002, a Andersen foi condenada por fraude contábil num dos maiores escândalos empresariais dos últimos tempos ; o caso Enron (leia abaixo), que levou milhões de investidores a perderem fortunas. Em 2005, a Suprema Corte Americana inocentou a Arthur Andersen das acusações. A absolvição chegou tarde demais.

O que levou à falência da Enron?

Uma fraude contábil mascarou um esquema que estava por trás da sétima maior empresa dos Estados Unidos. ... O colapso deixou saldo de 20 mil desempregados e um bilhão de dólares na conta dos responsáveis pela fraude. A falência da empresa de energia foi decretada em 2001.

Quais as consequências de fraudes como a da Enron para a sociedade?

Vemos isso claramente no caso Enron, uma empresa que estava em um alto nível de crescimento, e que teve seus relatórios maquiados expressando um alto valor de lucro, indicando que suas ações na bolsa valiam milhões. O excesso de fraudes desencadeou altas perdas financeiras, fraudes que levaram à falência da empresa.

O que aconteceu com os investidores da Enron?

Em Dezembro de 2001, a falência da Enron - a sétima mais valiosa empresa americana, com um valor de mercado superior a 60 mil milhões de dólares - deixou no desemprego cerca de 21 mil pessoas, privou milhões de accionistas e pensionistas de investimentos de mais de 25 mil milhões de dólares e causou a liquidação da sua ...

O que aconteceu com as empresas Enron e Arthur Andersen e com os principais acionistas da Enron?

O governo dos Estados Unidos abriu dezenas de investigações criminais contra executivos da Enron e da Arthur Andersen. A Enron foi também processada pelas pessoas lesadas. ... Em razão de uma série de escândalos financeiros corporativos, como o da Enron, foi redigida a lei Sarbanes-Oxley, em 2002.

Quem comprou a Arthur Andersen?

Deloitte Mas a compra da Andersen pela Deloitte dificilmente passaria pelo crivo das autoridades antitruste da União Européia (UE).

Quais as preocupações deveriam estar associadas aos objetivos da contabilidade?

Os objetivos da contabilidade preconizam a necessidade de se produzir informações úteis para a tomada de decisões de seus usuários. ... Embora a informação contábil seja objetiva e verificável, seu modelo atual tem levantado críticas quanto a sua eficácia no processo de tomada de decisão.

Qual foi o papel da empresa de auditoria Arthur Andersen pontue possíveis erros e acertos?

Podemos dizer que a incompatibilidade das duas atividades exercidas pela ARTHUR ANDERSEN na "Enron" era conflitante porque, se, por um lado, a auditoria tinha como função verificar as demonstrações financeiras da corporação de forma isenta e transparente, por outro, a atividade de consultoria está diretamente ...

Quais são os principais efeitos do escândalo da Enron para o mundo dos negócios?

Essa descoberta deu início a um efeito dominó, com a constatação de práticas de manipulação em várias outras empresas, não só norte-americanas, mas no resto do mundo, resultando em uma crise de confiança em níveis inéditos desde a quebra da bolsa norte-americana em 1929 (o crack da bolsa de Nova Iorque).

O que mudou depois do caso Enron?

Em 2 de dezembro, a Enron estava falida. Um ano depois, a Arthur Andersen, a auditoria externa, havia se desintegrado. O caso Enron foi transformado em livros, filmes, peça de teatro e em sinônimo de descontrole empresarial, descumprimento fiduciário e fraudes. Mas as verdadeiras lições não foram ouvidas.

Qual a estratégia de negócios da Enron?

  • Para Christopher Bartlett, um professor de Harvard e guru da administração, a complexa estratégia de negócios da Enron era um “engine of growth”. O objetivo era abandonar usinas e fábricas, e concentrar-se em negociar energia fornecida por terceiros.

Quem é o ex-acionista da Enron?

  • Segundo o processo movido por ex-acionistas, a Enron escondia os prejuízo e turbinava os lucros com a conivência de quem deveria periciar a saúde contábil da empresa, a auditora Arthur Andersen.

Quem é o chefe de rolo da Enron?

  • Pior a empresa veria essa pessoa como um dedo-duro, com grande possibilidade de ser discriminado pelos colegas. Como bem lembrou um operador da Enron, entrevistado por um repórter: Se seu chefe está fazendo rolo, e você nunca trabalhou em outro ambiente, você simplesmente assume que fazer rolo é o modo geral de fazer negócios.

Quais são os pré-requisitos da Enron?

  • Esses pré-requisitos certamente não foram observados no caso da Enron. A causa mobilizadora foi identificada como o sucesso a qualquer preço no mercado acionário causa que dificilmente compromete indivíduos além dos seus propósitos instrumentais mais imediatos algo como fazer fortuna a curto prazo e cair fora.

Postagens relacionadas: