adplus-dvertising

O que são vacúolos contráteis Qual sua função?

Índice

O que são vacúolos contráteis Qual sua função?

O que são vacúolos contráteis Qual sua função?

Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água. Esse tipo também pode ser utilizado como auxílio locomotor ou excretor de algumas espécies.

O que causa o protozoário?

Os protozoários são microrganismos simples, já que são constituídos por apenas 1 célula, e são responsáveis por doenças infecciosas que podem ser transmitidas de pessoa para pessoa, como no caso da Tricomoníase, por exemplo, ou por meio da picada ou mordida de insetos, como no caso da Leishmaniose e da Doença de Chagas ...

O que é o vacúolo pulsátil e qual a sua função?

Vacúolo pulsátil ou contrátil é um organelo ligado a membranas em organismos unicelulares sem uma parede celular, presente em protozoários como paramécias e amebas e também em poríferos. Este tem uma "especialidade" em relação aos outros vacúolos que é a capacidade de se contrair como o nome (contrátil) indica.

Qual é o papel do vacúolo contrátil no transporte de água para os protozoários de água doce como os paramécios?

Os vacúolos contráteis, também chamados de pulsáteis, são encontrados normalmente em protozoários de água doce. Nesses organismos, ele atua retirando o excesso de água que entra no organismo por osmose.

Quais são os protozoários de água doce?

  • Fuvest 2008 - 2afaseOs protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas.

Como ocorre a reprodução dos protozoários?

  • Os protozoários podem apresentar reprodução assexuada, por bipartição ou cissiparidade - em que o material genético é duplicado e separado para pólos opostos da célula, que é então dividida gerando dois indivíduos idênticos.

Qual a origem do termo protozoário?

  • O termo protozoário deriva das palavras em latim proto "primitivo" e zoon "animal", ou seja, animal primitivo. Isso porque já foram considerados animais por serem heterótrofos

Como é a conjugação dos protozoários?

  • A reprodução sexuada dos protozoários é também chamada de conjugação. É semelhante à conjugação dos procariontes, em que dois indivíduos próximos podem trocar material genético. No caso dos protozoários, esse material genético está na forma de micronúcleos, e não na forma de plasmídeo.

Postagens relacionadas: