adplus-dvertising

Por que a perda de todas as árvores do mundo teria um profundo impacto sobre o clima?

Índice

Por que a perda de todas as árvores do mundo teria um profundo impacto sobre o clima?

Por que a perda de todas as árvores do mundo teria um profundo impacto sobre o clima?

O clima do planeta também seria drasticamente alterado no curto e longo prazos. As árvores agem como bombas hidráulicas biológicas: sugam a água do solo e a depositam na atmosfera, transformando-a de líquido em vapor. ... Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas.

Será que as árvores se tornariam secas?

  • Sem árvores, as áreas anteriormente florestadas se tornariam mais secas e propensas a secas extremas. Quando a chuva chegasse, as inundações seriam desastrosas. A erosão maciça impactaria os oceanos, sufocando recifes de coral e outros habitats marinhos.

Quando é celebrado o dia da árvore?

  • No Brasil, comemora-se o Dia da Árvore na terça (dia 21). A data foi escolhida por ser próxima ao início da Primavera, quando as plantas florescem e grande parte dos bichos se reproduz. Em outros países, o Dia Mundial da Árvore e da Floresta é celebrado em 21 de março.

Será que as árvores desapareceriam da noite para o dia?

  • "Sem elas, o planeta talvez não consiga mais nos sustentar". Se as árvores desaparecessem da noite para o dia, o mesmo ocorreria com grande parte da biodiversidade do planeta.

Quais são os serviços perdidos em árvores?

  • Fornecem sombra que mantém a temperatura do solo e absorvem o calor em vez de refleti-lo. Também canalizam energia da radiação solar para converter água líquida em vapor. Com todos esses serviços perdidos, a maioria dos lugares onde havia árvores anteriormente ficaria imediatamente mais quente.

Postagens relacionadas: