adplus-dvertising

O que aconteceria se os protozoários de água doce não tivessem os vacúolos contráteis?

Índice

O que aconteceria se os protozoários de água doce não tivessem os vacúolos contráteis?

O que aconteceria se os protozoários de água doce não tivessem os vacúolos contráteis?

As suas células absorveriam água por osmose e explodiriam, por não ter os vacúolos para armazenar e depois eliminar.

Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce O que aconteceria se um protozoário Marinho fosse colocado em água destilada?

a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.

Qual a função dos vacúolos contráteis para os protozoários?

Os contráteis, ou também com função pulsátil, são característicos de alguns protozoários (paramecium), que são responsáveis pelo equilíbrio osmótico, eliminando o excesso de água. Esse tipo também pode ser utilizado como auxílio locomotor ou excretor de algumas espécies.

Qual é a função do vacúolo pulsátil dos protozoários de água doce por que esta organela geralmente não existe nos protozoários marinhos?

Para que o protozoário não venha a explodir, o vacúolo pulsátil expulsa o excesso de água. Os protozoários marinhos (assim como os parasitas) não possuem esta organela, pois são isotônicos em relação ao meio, ou seja, a sua concentração é semelhante à d'água salgada.

O que deve ocorrer com um protozoário de água doce ao ser transferido para água destilada?

Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico. Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise).

Qual a diferença entre protozoários de água doce e de água salgada?

  • Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas. Explique:a) a razão da diferença entre protozoários de água doce e de água salgada, quanto à ocorrência dos vacúolos pulsáteis. b) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada.

Quais são os protozoários?

  • Os protozoários são uma reunião diversa de cerca de 80.000 organismos de célula única que possuem organelas celulares conjugadas a membranas típicas (eucarióticas).

Qual o mecanismo dos animais de água doce?

  • Como consequência, os animais de água doce geralmente possuem algum mecanismo para bombear a água para fora do corpo enquanto retém os sais; ou seja, eles osmoregulam-se.

Como ocorre com os ovos dos animais de água doce?

  • Em geral, os ovos dos animais de água doce ou são retidos pela fêmea ou ficam presos no fundo da corrente ou do lago, em vez de ficarem flutuando livremente (como acontece frequentemente com os animais marinhos). Além disso, os estágios larvais encontram-se geralmente ausentes.

Postagens relacionadas: