adplus-dvertising

O que acontece se você tem filofobia?

Índice

O que acontece se você tem filofobia?

O que acontece se você tem filofobia?

A filofobia torna as pessoas infelizes e mais solitárias. Outras áreas da vida são afetadas. Estudos, trabalho, círculos sociais, lazer... Tudo isso pode ser prejudicado, já que quem tem filofobia não consegue estabelecer relações interpessoais e costuma criar mecanismos de defesa para lidar com suas angústias.

O que que é filofobia?

Filofobia é o medo irracional de amar ou se apaixonar por alguém. Este tipo de fobia pode ser desencadeada a partir de um intenso trauma emocional relacionado com o sentimento de amor.

Porque algumas pessoas têm medo de se apaixonar?

Todas essas sensações fazem parte de um mecanismo de defesa que visa evitar que a pessoa sofra uma dor emocional. Tanto a psicologia como a psiquiatria concordam que o fator desencadeante da Filofobia é um sentimento intenso de fracasso originado por um relacionamento passado que ainda não foi superado.

Como curar o medo de amar novamente?

Conforme afirmam psicólogos, apenas o autoconhecimento poderá sanar de vez esse sofrimento do medo de amar novamente. É possível superar essa fase ou como diz o ditado, “o tempo cura tudo”? Dependendo do caso e do contexto do relacionamento, às vezes, não é tão simples assim.

É normal não conseguir se apaixonar?

Dito isso, a dificuldade de se apaixonar é real não quando praticamos essa emoção de forma diferente do resto do mundo, mas quando simplesmente não conseguimos estabelecer ou entrar em contato com o amor por ninguém. Esse “bloqueio” é um sinal de que algo pode estar errado.

Quais são os sintomas da filofobia?

  • Esses são alguns dos sintomas da filofobia, o medo patológico de amar e de formar laços afetivos. Mais do que um temor de se entregar a uma nova paquera depois de uma decepção amorosa, a filofobia compromete seriamente várias esferas da vida, como o trabalho e as amizades.

Por que a filofobia pode ser crônica?

  • Mas, em alguns casos, a filofobia também pode se apresentar como uma doença crônica. De acordo com alguns psicólogos e psiquiatras, o receio da rejeição ou de uma provável separação (divórcio), faz com que os pacientes com filofobia evitem qualquer tipo de relacionamento afetivo.

Quais são os padrões de comportamento associados a filofobia?

  • Quais são os padrões de comportamento associados a filofobia? Como o rapaz da nossa história, o mecanismo de defesa mais utilizado por pessoas com esse distúrbio é encontrar defeitos no seu parceiro. Usa esses supostos defeitos como justificativa para não aprofundar seus sentimentos.

Como evitar a fobia?

  • A fobia pode incluir também o medo de se relacionar com parentes e amigos. Pessoas com filofobia podem evitar a possibilidade de relacionar-se para se protegerem. Na intenção de não ter apego, negam seus sentimentos evitando o contato, com risco de isolamento social.

Postagens relacionadas: