adplus-dvertising

O que fazer quando uma pessoa é mordida por um rato?

Índice

O que fazer quando uma pessoa é mordida por um rato?

O que fazer quando uma pessoa é mordida por um rato?

Primeiros socorros em caso de mordida de rato

  1. Lavar o ferimento com água corrente e sabão, ou com soro fisiológico, durante 5 a 10 minutos, removendo restos de saliva ou qualquer impureza que possa estar contaminando a ferida;
  2. Cobrir a região com uma gaze ou pano limpo;

Qual é a doença do rato?

A leptospirose é uma doença infecciosa febril aguda que resulta da exposição direta ou indireta a urina de animais (principalmente ratos) infectados pela bactéria Leptospira; sua penetração ocorre através da pele com lesões, pele íntegra imersa por longos períodos em água contaminada ou através de mucosas.

Como notificar mordida de rato?

Os casos de acidentes por animais peçonhentos devem ser notificados ao Serviço de Vigilância Epidemiológica, por meio do SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificação) nas fichas de notificação/investigação.

Como deve ser feito o tratamento da leptospirose?

O tratamento para leptospirose, na maioria dos casos, pode ser feito em casa com o uso de antibióticos, como Amoxicilina, Doxiciclina ou Ampicilina, por exemplo, durante 5 a 7 dias, de acordo com a orientação do clínico geral ou do infectologista, no caso do adulto, ou do pediatra, no caso das crianças.

Tem cura para doença de rato?

Portanto, leptospirose tem cura. França reforça a importância de procurar auxílio profissional quanto antes. “A doença tem letalidade relativamente alta. Pode levar à óbito se não for tratada”, alerta.

Como evitar a mordida de um rato?

  • No geral, a mordida de um rato pode fazer mal até mesmo sem precisar transmitir doenças como leptospirose, pois somente essa ferida pode ser prejudicial com o acúmulo de bactérias que tendem a prejudicar bastante a saúde do animal atingido. O melhor mesmo é evitar a todo custo que os ratos sejam “inquilinos” de sua residência.

Por que os ratos podem morder?

  • Até mesmo porque eles têm muito medo da gente, então, chegam até a nos evitar a todo custo. Contudo, se eles se sentem ameaçados de alguma forma, podem, sim, morder. E, essa mordida pode causar uma doença que chamamos popularmente de “febre do rato”, Com isso uma porta literalmente é aberta para a entrada de bactérias.

Como tratar a febre por mordida de ratos?

  • O tratamento da febre por mordida de ratos é feito com antibióticos, sendo a penicilina o medicamento de escolha. Em casos de mordidas de rato ou qualquer outro mamífero, a vítima deve dirigir-se ao serviço médico de urgência o mais rápido possível.

Por que a mordida pode acontecer?

  • A contaminação, na maior parte dos casos é pela mordida do animal, mas também pode acontecer da pessoa adquirir a doença através da comida ou da água contaminados por secreções de ratos. As mordidas, por sua vez, podem tanto ser superficiais, quanto profundas, frequentemente acontecendo sangramentos.

Postagens relacionadas: