adplus-dvertising

O que acontece se a pessoa ingerir mercúrio?

Índice

O que acontece se a pessoa ingerir mercúrio?

O que acontece se a pessoa ingerir mercúrio?

Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.

Quais os efeitos do mercúrio para o solo e para o homem?

O mercúrio é um dos metais mais tóxicos da crosta terrestre, ocasionando em poluição ao meio ambiente afetando diretamente água, ar e solo implicando diretamente na saúde humana que ao ingerir ou inspirar o metal pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.

Qual e como foi o caso mais importante de contaminação por mercúrio?

Uma Indústria lançava dejetos contendo Mercúrio na baía da Minamata desde 1930. Somente 2 décadas depois, começaram surgir sintomas de contaminação: peixes, moluscos e aves morriam. Em 1956 foi registrado o primeiro caso de contaminação humana - uma criança com danos cerebrais.

Quais doenças O mercúrio pode causar?

Consequências da contaminação: a inalação de altas concentrações de vapor de mercúrio metálico pode causar dano aos pulmões, e a inalação crônica proporciona distúrbios neurológicos, problemas de memória, erupções cutâneas e insuficiência renal.

Como fazer o tratamento do mercúrio?

  • O tratamento pode ser feito através do uso de medicamentos quelantes que facilitam a eliminação do mercúrio, que devem ser indicados pelo médico. Além disso pode ser necessário tomar remédios para combater a ansiedade e a depressão, caso surjam como consequência da contaminação, e suplemento de vitamina C, E e selênio.

Quais os usos do mercúrio?

  • Seu uso industrial é bastante amplo podendo ser utilizado em termômetros, barômetros, lâmpadas, medicamentos, espelhos, detonadores e corantes, entre outros usos. O mercúrio é um tóxico celular geral, provocando desintegração de tecidos e bloqueio dos sistemas enzimáticos fundamentais para a oxidação celular, agindo como veneno protoplasmático.

Como o mercúrio pode ficar acumulado no corpo?

  • O mercúrio pode ficar acumulado no corpo e afetar diversos órgãos, principalmente rins, fígado, sistema digestivo e sistema nervoso, interferindo no funcionamento do organismo e sendo necessário acompanhamento médico por toda a vida.

Como ocorre a contaminação por mercúrio?

  • Mas a contaminação por mercúrio pode também acontecer por ingestão. A utilização de peixes e crustáceos contaminados é uma das fontes de contaminação pelo metal. Os compostos solúveis do mercúrio são absorvidos pelas mucosas . Uma vez no sangue ) e aos glóbulos vermelhos, sendo daí distribuído para vários sistemas orgânicos.

Postagens relacionadas: