Quem toma antidepressivo?
Quem toma antidepressivo?
“Os medicamentos antidepressivos podem ser utilizados não apenas em casos de depressão, mas em quadros ansiosos, síndrome do pânico e transtorno obsessivo compulsivo, por exemplo”, afirma a psiquiatra Luciana Staut.
Qual a dose de um antidepressivo?
- "A mesma dose de um antidepressivo pode ter efeitos diversos em diferentes pessoas, como ocorre com qualquer medicamento", afirma o professor de psiquiatria Marcelo. Por isso, a prescrição desse medicamento, mesmo que para problemas similares, deve ser individualizada.
Como você pode tomar antidepressivos a vida toda?
- Você pode ter que tomar antidepressivos a vida toda: converse com seu médico. Algumas pessoas com depressão permanecem em sua medicação indefinidamente. Outros são capazes de parar após um período de semanas ou meses. A melhor maneira de parar de tomar o seu antidepressivo é diminuir lentamente a medicação sob a supervisão de um médico.
Quando começa o efeito de um antidepressivo sobre a depressão?
- O efeito de um antidepressivo sobre a depressão começa a fazer-se sentir, normalmente, 2-6 semanas depois do início do tratamento. No entanto, os efeitos secundários podem manifestar-se logo a partir do início da sua administração, tipicamente na primeira semana.
Posso usar este tipo de antidepressivo?
- São utilizados como uma alternativa a pacientes que não respondem bem a tratamentos com inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) ou inibidores seletivos da recaptação de noradrenalina (ISRN). Este tipo de antidepressivo tem efeito sedativo e analgésico, o que pode causar sonolência e potencializar efeitos do álcool.