adplus-dvertising

O que acontecerá se colocarmos o protozoário de água salgada na água doce?

Índice

O que acontecerá se colocarmos o protozoário de água salgada na água doce?

O que acontecerá se colocarmos o protozoário de água salgada na água doce?

Ele inchará, podendo até explodir. O oposto acontece com um peixe de água doce colocado no mar. A concentração de sais em seu organismo será bem menor que a do ambiente e ele perderá líquido até ficar desidratado.

O que deve ocorrer com um protozoário de água salgada que não possui vacúolo pulsátil ao ser transferido para a água doce?

Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico. Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise).

Porque protozoários de água salgada não possuem vacúolo?

Os protozoários de água salgada normalmente não possuem vacúolos, pois sua concentração de sais é mantida igual ao do meio.

Qual a diferença entre os protozoários de água doce e salgada?

a) Os protozoários de água salgada são isotônicos em relação ao meio em que vivem, não necessitando de vacúolos pulsáteis. Já os protozoários de água doce são hipertônicos em relação ao ambiente e, conseqüentemente, recebem água continuamente por osmose, eliminando o excesso de água por meio dos vacúolos pulsáteis.

Como é chamado o peixe que se reproduz na água doce e se desenvolve no mar?

Anádromos são os peixes ou outros animais aquáticos que se reproduzem em água doce mas se desenvolvem até a forma adulta no mar, como por exemplo, o salmão.

Qual a função dos vacúolos pulsáteis para os protozoários de água doce e salgada?

a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.

O que deve ocorrer com um protozoário de água salgada desprovido de vacúolo pulsátil ao ser transferido para água destilada?

B) o que deve ocorrer com um protozoário de água salgada, desprovido de vacúolo pulsátil, ao ser transferido para água destilada. Resolução: ... Neste caso o protozoário ganharia água do meio, por osmose, e sofreria lise (ruptura da célula).

Como age o vacúolo pulsátil e por que o encontramos somente em protozoários de água doce?

Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.

Qual a importância do vacúolo para os protozoários aquáticos?

A estrutura indicada pela seta é o vacúolo pulsátil (ou vacúolo contrátil) e sua função é eliminar o excesso de água que entra na célula por osmose. Tal estrutura ocorre somente em protozoários dulcícolas (de água doce). Os protozoários marinhos são praticamente isotônicos em relação ao meio em que vivem.

O que é e qual a função dos vacúolos contráteis porque essa estrutura não é observada em protozoários de água salgada?

O vacúolo contrátil é uma estrutura encontrada em protistas de água doce que apresenta como função eliminar o excesso de água que adentra o corpo do animal por osmose. A entrada de água ocorre porque o interior do protozoário representa um meio mais concentrado quando comparado ao meio externo.

Quais são os protozoários de água doce?

  • Fuvest 2008 - 2afaseOs protozoários de água doce, em geral, possuem vacúolos pulsáteis, que constantemente se enchem de água e se esvaziam, eliminando água para o meio externo. Já os protozoários de água salgada raramente apresentam essas estruturas.

Quais são os protozoários?

  • Os protozoários são uma reunião diversa de cerca de 80.000 organismos de célula única que possuem organelas celulares conjugadas a membranas típicas (eucarióticas).

Qual o mecanismo dos animais de água doce?

  • Como consequência, os animais de água doce geralmente possuem algum mecanismo para bombear a água para fora do corpo enquanto retém os sais; ou seja, eles osmoregulam-se.

Qual a diferença entre a água doce e a Marinha?

  • A água doce é um meio muito menos constante que a água marinha. As correntes variam enormemente em turbidez, velocidade e volume, não somente ao longo de seu curso como também de tempos em tempos como resultado de secas ou chuvas fortes. As lagoas e os lagos pequenos flutuam quanto ao teor de oxigênio, à turbidez e ao volume da água.

Postagens relacionadas: