adplus-dvertising

O que acontece se não pagar a guia GPS?

Índice

O que acontece se não pagar a guia GPS?

O que acontece se não pagar a guia GPS?

Uma desvantagem é que o contribuinte também não pode escolher o valor que irá pagar. O profissional terá que fazer o pagamento de 20% da média de 80% das suas últimas contribuições para cada mês de atraso. Isso resulta em um juros de 0,5%, além de uma multa de 10% com base no valor de contribuição.

O que acontece se não pagar Previdência Social?

Aqueles que ficarem sem contribuir por um período maior que a sua categoria permite ou que não voltarem a pagar, perdem a qualidade de segurado e o direito ao acesso aos benefícios oferecidos pelo INSS.

O que é a Guia da Previdência Social?

​A Guia da Previdência Social (GPS) é o documento hábil para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizado pelos contribuintes, facultativos ou não, e pelo empregado doméstico.

Como pagar o GPS depois do vencimento?

Para conseguir pagar a GPS após o prazo de vencimento, o segurado deve emitir uma nova guia, desta vez com código de barras para que a rede bancária aceite o pagamento. Desse modo, para emitir o boleto do INSS atrasado, o cidadão deve acessar a plataforma Meu INSS.

Sou obrigado a pagar Previdência Social?

Quem está obrigado a contribuir para o INSS? A obrigação é para qualquer pessoa que exerça atividade laborativa e seja remunerada, ou seja, é preciso pagar o INSS como autônomo ou não. Isso inclui, portanto, o trabalhador de carteira assinada, o profissional liberal ou autônomo, o temporário…

Qual é o guia da Previdência Social?

  • O Guia da Previdência Social é um documento que apresenta como finalidade o recolhimento das contribuições sociais a serem aplicadas pela empresa, pelo segurado especial, ao contribuinte individual e facultativo e as empregadas domésticas em relação as contribuições anteriores a setembro de 2015.

Como recolher atraso na previdência social?

  • Ou seja, desde o primeiro recolhimento em dia na categoria ou cadastro da atividade exercida na Previdência Social, desde que o atraso não seja maior que 5 anos, você pode recolher em atraso, sem precisar comprovar que efetivamente trabalha nesse categoria ou atividade.

Qual a sigla da Previdência Social?

  • Ora, GPS, sigla para Guia da Previdência Social, é o documento utilizado para o recolhimento das contribuições sociais a ser utilizada por pessoas físicas ou jurídicas, ou seja, é a guia para pagamento do seguro recolhido pelo Instituto Nacional de Seguro Social ( INSS ).

Será que você esqueceu de pagar o INSS?

  • Todo mundo tem na história alguns anos que trabalhou mas não recolheu o INSS da maneira certinha. Pode ser que você esqueceu de pagar o INSS mês passado, ou ficou anos sem pagar. E uma das perguntas mais frequentes que tenho é: como pagar o INSS em atraso desta época para eu me aposentar?

Postagens relacionadas: