adplus-dvertising

O que acontece se um condomínio falir?

Índice

O que acontece se um condomínio falir?

O que acontece se um condomínio falir?

Para esta corrente, o condomínio deve ingressar com ação de execução para recuperação dos débitos condominiais e quando não for possível a recuperação, pedir a penhora dos bens ou valores do devedor para satisfação do crédito. ...

O que acontece se o morador não paga o condomínio?

Condomínio. Desde março, pelo novo Código de Processo Civil, assim que o morador receber a cobrança pelos Correios, tem até três dias úteis para quitar seu débito. Se isso não acontecer, a Justiça pode fazer penhora online da sua conta corrente, ou seja, resgatar seu dinheiro para pagar o condomínio.

Quem responde pelas dívidas do condomínio?

É o que determina o Código Civil: Art. 1.345. O adquirente de unidade responde pelos débitos do alienante, em relação ao condomínio, inclusive multas e juros moratórios.

Como administrar um condomínio de pequeno porte?

Para administrar um condomínio, é preciso ter conhecimento contábil, trabalhista, civil, além de áreas administrativas, para quem quiser ser um bom síndico. Fora essas habilidades é preciso ter muita paciência com relação aos demais condôminos e ser um mediador de conflitos.

Como tirar o seu condomínio do vermelho?

Respostas (3) Convoque nova reunião para reajuste do condomínio, até lá emita cotas extras emergenciais, pois o prédio não pode ficar devendo e nem ficar no vermelho pagando juros ao banco. Fale com todos individualmente e convença-os da importância de ter um prédio capitalizado e bem cuidado.

Quais são os deveres do condomínio?

  • No que se refere aos deveres, podemos destacar: Dever de contribuir para as despesas do condomínio, regra geral, na proporção do valor da sua fração (pagamento de quotas) assim como para o Fundo Comum de Reserva;

Qual a despesa fixa do condomínio?

  • As regras estabelecem, ainda, que em caso de atraso, o condomínio poderá cobrar ao vizinho incumpridor juros de mora à taxa de 4%, além de outras penalidades. Muitos proprietários podem ter dificuldade em fazer face a esta despesa fixa, por não terem rendimentos suficientes.

Quem não pode participar nas Assembleias de condomínio?

  • Os condóminos têm o direito de participar nas assembleias de condomínio e na tomada de decisões. Acontece que nem sempre existe disponibilidade para o fazer, devido, por exemplo, a motivos profissionais ou de saúde.

Quem pode representar o condómino?

  • Nessas situações, para que o condómino ‘faltoso’ não fique à mercê da vontade dos restantes, poderá fazer-se representar através de um procurador, que pode ser um familiar, vizinho ou o próprio administrador, por exemplo. A legislação determina o direito de todos os condóminos poderem utilizar as áreas comuns do edifício.

Postagens relacionadas: