Quais são as consequências da artrite reumatóide?
Quais são as consequências da artrite reumatóide?
Além das articulações e dos nervos, a AR também pode afetar o coração. As inflamações relacionadas à complicação podem criar placas de gordura e outras substâncias que bloqueiam as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo, o que faz com que as chances de insuficiência cardíaca possam aumentar.
Qual a origem da artrite reumatoide?
- A artrite reumatoide é mais comum em mulheres na faixa dos 30 aos 50 anos. Hoje se sabe que seus danos não se limitam às juntas. O estado de inflamação instaurado pelo distúrbio aumenta o risco de entupimento nas artérias e, consequentemente, infartos e AVCs , além de repercutir na saúde dos olhos, dos nervos e dos pulmões.
Por que a artrite reumatoide afeta as articulações?
- Geralmente, a artrite reumatoide afeta em primeiro lugar as pequenas articulações das mãos e dos pés (mais de 4 articulações inchadas e dolorosas, nos dois lados do corpo). “À medida que a doença progride, mais articulações podem inflamar, incluindo ombros, cotovelos, ancas e joelhos”, avança a SPR.
Por que não mexer com artrite reumatoide?
- Viver com artrite reumatoide não significa que tem de deixar de se mexer. Pelo contrário, o exercício físico deve fazer parte do seu dia-a-dia. Existem medidas que podem ser adotadas que, a par com a medicação, podem ajudar a melhorar os sinais e sintomas da doença.
Por que a artrite não tem cura?
- A artrite ainda não tem cura e por isso é uma doença crônica, mas o indivíduo pode recorrer a diversas formas de tratamentos sempre que ela se tornar dolorosa e comprometer suas atividades diárias. Conviver diariamente com uma doença crônica não é fácil, sendo este um processo delicado e demorado, que exige muito esforço e dedicação.