Como é calculada a taxa de evolução da obra?
Índice
- Como é calculada a taxa de evolução da obra?
- Como é cobrada a evolução de obra?
- Como funcionam as etapas de construção da Caixa?
- O que acontece se eu não pagar a MRV?
- Será que a taxa de evolução de obra é legal?
- Qual é a evolução de obras?
- Qual a vantagem de comprar um imóvel após a conclusão da obra?
- Por que o dinheiro não vai ser liberado para a construtora?
Como é calculada a taxa de evolução da obra?
Ou seja, se a obra avançou 10%, será repassado o mesmo percentual tomado de empréstimo pelo comprador. Tomando como exemplo os R$180 mil, será repassado R$18 mil nesse mês e, consequentemente, cobrado o juros sobre este montante.
Como é cobrada a evolução de obra?
A taxa de evolução de obra é cobrada para evitar atraso na entrega do imóvel pela construtora. A instituição financeira repassa o valor arrecadado à empresa, e esse repasse funciona como uma pressão às construtoras inadimplentes com a Caixa. Seu valor fica, em média, em 2% do valor do imóvel.
Como funcionam as etapas de construção da Caixa?
Você deverá executar a primeira etapa com o seu dinheiro, já que a Caixa não faz a liberação do valor do financiamento por antecipação. Após concluir a primeira etapa, você deverá notificar a Caixa e esta enviará um engenheiro para fazer a vistoria e atestar que a primeira etapa foi concluída.
O que acontece se eu não pagar a MRV?
Segundo o modelo de financiamento usado hoje no Brasil, que prevê a garantia alienação fiduciária, o banco tem o direito de retomar o imóvel. O tempo varia de acordo com a instituição, mas a lei permite que o processo de execução seja iniciado 30 dias depois do atraso da primeira parcela.
Será que a taxa de evolução de obra é legal?
- Esta taxa de evolução de obra é legal? Por conta da falta de explicação das construtoras, muitos compradores acreditam que é algo ilegal. No entanto, a construtora está legalmente autorizada a cobrar a taxa de evolução desde que informe o comprador e apresente a taxa, em detalhes, em uma cláusula do contrato.
Qual é a evolução de obras?
- A Evolução de Obras é uma taxa comum em financiamentos adquiridos perante a Caixa Econômica Federal, cujo objeto são imóveis ainda em fase de construção. A existência desta Taxa é informada apenas no momento em que o consumidor assina o contrato de financiamento com o banco, não sendo passível de escolha, uma vez que a negativa ao pagamento da ...
Qual a vantagem de comprar um imóvel após a conclusão da obra?
- A valorização do imóvel, que tende a valer mais após a conclusão da obra, também é outra vantagem, visto que muitos enxergam nisso uma oportunidade de fazer um investimento para o futuro. Contudo, mesmo com essas vantagens, ainda há clientes receosos em comprar uma casa ou um apartamento que está em construção.
Por que o dinheiro não vai ser liberado para a construtora?
- Aquele dinheiro não vai ser liberado para a construtora porque a obra não está pronta… também não faz sentido você pagar a prestação cheia porque não foi liberado tudo. A única forma de você se livrar da correção monetária sobre o saldo a ser financiado, é assinando seu contrato de financiamento no começo da obra.