O que acontece se não pagar dívida em protesto?
O que acontece se não pagar dívida em protesto?
Como explicamos acima, se o inadimplente não conseguir fazer o pagamento da dívida protestada, ele fica impossibilitado de ter alguns créditos, regularizar e financiar imóveis e até se inscrever em concursos públicos.
Por que você deve pagar uma taxa junto ao cartório?
- Você deverá pagar uma taxa junto ao cartório a fim de fazer a retirada do seu nome na lista dos negativados. Essa taxa não é fixa, ou seja, vai depender de cada tabelionato de protesto. Portanto, você deverá consultar o valor devido junto ao cartório em que foi protestado.
Será que existem cartórios de protesto em todo o Brasil?
- Isso significa que existem cartórios de protesto em todo o Brasil. Quando uma cidade não apresenta o cartório de protestos, deve ser feito o registro no cartório da comarca, ou seja, no cartório da região. O título em protesto deve ser efetuado na comarca da residência do devedor ou no local que seja estabelecido pelo título.
Como você pode cancelar a sua dívida protestada?
- Desse modo, poderá fazer uma negociação amigável como um parcelamento ou pagar à vista com algum desconto. Após quitar a sua dívida na empresa você a solicitará a carta de anuência (documento para pedir o cancelamento da dívida protestada). Com essa carta em mãos, você irá se dirigir até o cartório para a retirada do título protestado em seu nome.
Será que fica a cargo do devedor o pagamento da dívida?
- É importante lembrar que fica a cargo do devedor o pagamento da dívida, bem como das taxas, emolumentos e custos para o processo de protesto, além dos juros e correções que contam a partir da data que o título for protestado em cartório. Sentenças condenatórias referentes a processo civil.