O que acontece se eu não espremer as espinhas?
Índice
- O que acontece se eu não espremer as espinhas?
- Tem problema estourar espinha?
- O que fazer quando a espinha vira ferida?
- É perigoso estourar espinha no nariz?
- Como espremer espinhas na pele?
- Será que a espinha é permanente?
- Como é possível tratar espinhas localizadas?
- Será que a espinha nunca sairá do nosso rosto?
O que acontece se eu não espremer as espinhas?
"Quando você espreme uma espinha você aumenta essa inflamação, que é uma das bases da acne, e prolonga esse período de cura. Pode acontecer também de você aprofundar ainda mais essa inflamação, aumentando o risco de hiperpigmentação pós-inflamatória (que são as manchinhas), e da formação de cicatrizes", explica Dra.
Tem problema estourar espinha?
“O ideal é não espremer, porque além de não a fazer desaparecer, ela pode piorar. Ao espremer a espinha acaba forçando o pus a sair, machucando a pele e deixando uma ferida aberta, isso é um grande convite para a entrada de bactérias nessa área”, explica.
O que fazer quando a espinha vira ferida?
"A argila, especialmente verde ou branca, é um ótimo secativo". Ou seja: use a sua máscara de argila pontualmente na espinha para acelerar a cicatrização. Mas se o caso for mais grave do que uma única e indesejada espinha... "O dermatologista pode, no consultório, infiltrar corticóide na acne.
É perigoso estourar espinha no nariz?
Apesar de ser bastante desconfortável, é importante não tentar espremer a espinha interna, isso porque como não tem abertura para a camada mais superficial da pele, não é possível eliminar o pus, além de aumentar o risco de piorar a inflamação e os sintomas.
Como espremer espinhas na pele?
- Espremer espinhas é um hábito comum e, por vezes, tentador. Algumas pessoas simplesmente não se controlam. Há até perfis famosos na internet com vídeos um tanto quanto nojentos. No entanto, para a pele é péssimo. Como há sebo e bactérias na superfície da pele, quando a espinha é espremida aumentam as chances de infecção.
Será que a espinha é permanente?
- Depois de espremer a espinha, você também acaba ganhando uma cicatriz e essa é permanente, só vai deixar sua pele depois de alguns tratamentos, peelings e cremes. Ou seja, não compensa. Sem contar que, na hora de cutucar a espinha, a pele fica mais vermelha e o problema acaba até aparecendo maior do que é.
Como é possível tratar espinhas localizadas?
- Ao espremê-las, também se está empurrando o sebo para mais fundo na pele, o que pode provocar cicatrizes. A dermatologista Clarissa Borges, da clínica Dermaluxe, explica que, na maioria das vezes, uma espinha localizada pode ser tratada somente com secativo.
Será que a espinha nunca sairá do nosso rosto?
- Bateu uma dúvida aqui: se a gente não espreme uma espinha, ela nunca sairá do nosso rosto? É só questão de paciência, gente. A dermatologista Thaís Pepe explica que a espinha ocorre quando a glândula sebácea produz muita oleosidade e obstrui o poro.