O que acontece se a empresa não pagar processo trabalhista?
Índice
- O que acontece se a empresa não pagar processo trabalhista?
- Quais bens não podem ser penhorados para pagar dívidas trabalhistas?
- Como você pode pagar uma dívida trabalhista?
- Como já vi processos trabalhistas que duraram menos de 1 mês?
- Como entrar com um processo trabalhista?
- Quais são os prazos do direito do trabalho?
O que acontece se a empresa não pagar processo trabalhista?
Não paguei a dívida, e agora? Após a sentença, se a sua empresa não pagar a dívida trabalhista, começa a fase chamada execução da dívida, que é a cobrança através da penhora de valores ou bens da empresa, podendo se estender ao faturamento da empresa.
Quais bens não podem ser penhorados para pagar dívidas trabalhistas?
Quais bens não podem ser penhorados
- Salário, aposentadoria e pensão, sendo possível, apesar disso, penhorar não o todo, mas uma parte deles, tendo em vista que servem para a sobrevivência do devedor;
- Automóvel que serve para a sobrevivência do devedor. ...
- Imóvel onde a família do devedor mora;
Como você pode pagar uma dívida trabalhista?
- Se você ou sua empresa não pagar uma dívida trabalhista, a Justiça do Trabalho pode tomar várias providências para pagar o trabalhador, A Justiça tentará penhorar, bloquear e vender os bens da sua empresa, mas, numa situação específica, poderá atingir seu patrimônio pessoal.
Como já vi processos trabalhistas que duraram menos de 1 mês?
- Já vi processos trabalhistas que duraram menos de 1 mês, da mesma forma que já vi processo trabalhista que está na justiça há mais de 20 anos.
Como entrar com um processo trabalhista?
- A lei estabelece que o trabalhador pode entrar com um processo trabalhista sem a necessidade de um advogado. Assim, basta que ele vá até a vara do trabalho, faça uma atermação (que é quando um servidor, geralmente um estagiário, escreve o que o trabalhador quer em um termo e dá entrada no processo) e pronto, seu processo iniciou.
Quais são os prazos do direito do trabalho?
- No Direito do Trabalho, há dois prazos que devem ser observados. Em geral, a pessoa tem 5 anos para requerer os direitos que não foram pagos no prazo ou alguma indenização, contudo, esse prazo só vale até o limite de 2 anos após o trabalhador sair do emprego.