adplus-dvertising

O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisorios?

Índice

O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisorios?

O que fazer quando o pai não paga os alimentos provisorios?

Quando os alimentos não são devidamente pagos, o beneficiário pode e deve tomar providências. Uma das primeiras medidas indicadas é tentar a cobrança e negociação amigável da dívida. Conversar com o alimentante e pedir o cumprimento da medida, em razão da necessidade fundamental daquilo.

O que fazer quando não há pagamento de pensão?

No caso de não pagamento da pensão alimentícia, a primeira medida a ser tomada deve ser sempre uma cobrança e negociação amigável. Se essa é inviável, a opção é a cobrança via judicial, na qual o pagador será citado e deverá cumprir com suas obrigações em juízo. Caso não o faça, poderá inclusive ser preso.

Quando o pai não tem condições de pagar a pensão Quem paga?

Primeiramente, a responsabilidade de pagar a pensão alimentícia é dos pais. E quando isso não ocorre, a obrigação passa para os avós. Essa obrigação é subsidiária e não solidária. Para isso, é preciso provar a necessidade dos filhos, a incapacidade do genitor e a possibilidade dos avós arcarem com isso.

O que significa pensão provisória?

A pensão provisória pode ser concedida pelo Juiz, mas é uma decisão dele e é baseada em fatos urgentes que justifiquem que a pensão seja paga antes de todo o processo ocorrer.

Como cobrar os alimentos provisórios?

Às claras que, alimentos provisórios, fixados liminar ou incidentalmente, em decisão interlocutória sujeita a recurso, podem ser cobrados por qualquer das modalidades executórias. Da mesma forma é cabível a execução da sentença recorrível (CPC 531 § 1.º).

Qual a intenção dos alimentos provisórios?

  • Este tipo de alimentos é possível quando houver prova pré-constituída do parentesco, casamento ou união estável. A intenção dos alimentos provisórios é não haver prejuízo ao Alimentando na pendência do julgamento definitivo da Ação de Alimentos.

Por que os alimentos são obrigatórios a ambos os pais?

  • Em conclusão, os alimentos, quando pagos em favor de um filho, são obrigatórios a ambos os pais. Não apenas daquele que não resida com a criança.

Como fazer a cobrança de alimentos devidamente pagos?

  • Quando os alimentos não são devidamente pagos, o beneficiário pode e deve tomar providências. Uma das primeiras medidas indicadas é tentar a cobrança e negociação amigável da dívida. Conversar com o alimentante e pedir o cumprimento da medida, em razão da necessidade fundamental daquilo.

Qual a importância da obrigação alimentar?

  • A obrigação alimentar tem como requisito fundamental a necessidade da pessoa que não tenha meios próprios de garantir a própria subsistência. Por esta razão, ela normalmente nos leva a pensar na obrigação paga por um pai a um filho.

Postagens relacionadas: