adplus-dvertising

Onde atua a vasopressina?

Índice

Onde atua a vasopressina?

Onde atua a vasopressina?

A vasopressina possui uma série de receptores específicos localizados em diversos tipos de células e tecidos. Suas ações principais são vasoconstrição no leito vascular sistêmico, podendo produzir vasodilatação em certos órgãos, e regulação da osmolalidade plasmática, atuando nos ductos coletores renais.

Qual a causa da osmolalidade sanguínea?

  • O aumento da osmolalidade sanguínea pode ser devido à diminuição da quantidade de água no sangue ou a um aumento no número de partículas, o hipotálamo secreta o hormônio antidiurético (ADH), que avisa aos rins que devem reter água.

Qual o conceito de osmolaridade em medicina?

  • Conceito de osmolaridade e sua importância em Medicina Serviço de Bioquímica da Faculdade de Medicina do Porto [email protected] membrana permeável a H2O mas não a

Como aumentar a permeabilidade hidráulica da osmose?

  • A aquaporina aumenta a permeabilidade hidráulica e diminui a energia de ativação da osmose Amostra L p(10-10L/Ns) E a(kcal/mol) Hemácias humanas 18,0 3,9 Hemácias hum. + PCMBS 1,3 11,6 Lipossomas 1,9 16,0 Lipossomas + Aquaporina 30,8 3,9 Controle do volume celular: equilíbrio de Gibbs-Donnan.

Qual o parâmetro mais importante para detectar a hiperosmolaridade?

  • Com respeito a depleção de água, o parâmetro de laboratório mais importante é o sódio, especialmente para detectar hiperosmolaridade causada pelas perdas de água. Enfermidades preexistentes, como a disfunção renal e o diabetes, pode aumentar as concentrações de glicose e ureia, contribuindo para elevação da osmolaridade plasmática.

Postagens relacionadas: